Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival Curta na Serra promove sessões gratuitas de filmes ao ar livre em Serra Negra

Em sua 5ª edição, o Festival de Cinema ao Ar Livre promove três dias de programação gratuita com exibição de filmes, programação musical, debates e atividades de formação

Tarciso Augusto/Divulgação

Tarciso Augusto/Divulgação

Curta na Serra

O Anfiteatro de Serra Negra, em Bezerros, transforma-se novamente em um cenário vibrante para o mundo do cinema e da cultura brasileira. De 29 de setembro a 1º de outubro, a 5ª edição do Curta na Serra: Festival de Cinema ao Ar Livre traz à luz uma seleção notável de filmes que contempla animações, documentários, ficções, experimentais e videoclipes (de até 20 minutos de duração e indicação livre), em sessões gratuitas e abertas ao público em geral.
Além da exibição de filmes, o festival conta com programação musical, ações de acessibilidade comunicacional e de fomento ao empreendedorismo local. O Curta na Serra é uma realização da Eixo Audiovisual em coprodução com a Pernambuco Filmes, com patrocínio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Governo de Pernambuco.
Com uma proposta de programação diversificada e gratuita, nos ambientes presencial e virtual, o Curta na Serra exibie e premia filmes nas categorias Curta-Metragem Nacional, Curta-Metragem Pernambucano e Videoclipe. Ao todo 49 filmes foram selecionados para integrar as mostras competitivas e não competitivas do festival, que conta ainda com atrações culturais e atividades de formação e de fomento à produção audiovisual no interior do Estado.
Neste ano, o 5º Curta na Serra atraiu cerca de 600 produções de todo o Brasil e, sob o olhar cuidadoso do curador Vitor Búrigo, editor do site CineVitor e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), os filmes da mostra competitiva foram organizados em três recortes, de acordo com o formato e origem dos trabalhos: Panorama Pernambuco, que destaca as diversas narrativas realizadas no Estado; Panorama Nacional, com uma seleção de filmes realizados em diversas regiões do País; e Videoclipes, que amplia a experiência audiovisual com narrativas que utilizam a música para contar uma história.
Há ainda sessões especiais para tornar o evento mais plural e inclusivo: a Mostra VerOuvindo, com filmes que trazem recursos de acessibilidade comunicacional, como libras, audiodescrição e LSE; a Sessão Homenagem: Hermila Guedes, que celebra o trabalho de uma das mais premiadas atrizes do cinema brasileiro com a exibição do curta Quinha, realizado por Caroline Oliveira; e a Sessão Especial On-Line, que traz um panorama de trabalhos de destaque no audiovisual brasileiro da atualidade.

PROGRAMAÇÃO MULTICULTURAL - O 5º Curta na Serra busca ampliar a experiência audiovisual, por meio da união de arte e paisagem, ao possibilitar uma atmosfera única durante os três dias de exibição. Como uma das formas de alargar essa vivência músicos e artistas são convidados a se apresentarem durante os dias de evento criando um ambiente artístico plural e movimentando o distrito da Serra Negra, sob a égide da cultura e do cinema nacional.
A programação cultural da primeira noite de festival, a sexta-feira (29), tem como mote a diversidade da música brasileira. Nesse intuitoo festival recebe a premiada atriz e cantora Sharlene Esse em uma performance musical em homenagem à ícone da música brasileira Gal Costa. Na sequência, a MC paraibana Artemya faz uma performance musical. Para completar a noite, os DJs La Ursa (PE) e Virgulino (PB) animam o público com hits da música nacional.
O forró toma conta da segunda noite do festival com a sonoridade do trio pé de serra Lampião a Gás, com sucessos tradicionais de ritmos como forró, baião, xote e outros. A noite se completa com o DJ La Ursa mandando hits do “forró das antigas” para esquentar o clima da Serra Negra.
A terceira a última noite, domingo (1º), tem a disco music e as divas da música pop internacional no centro do repertório dos DJs Virgulino e La Ursa, que prometem colocar todo mundo para dançar no polo cultural.

FORMAÇÃO E FOMENTO - O estímulo à presença dos realizadores e produtores, sobretudo da região, acontece por meio de debates após as exibições e mesas de diálogos: a primeira sobre Memória dos Cinemas de Rua de Pernambuco, com Kate Saraiva e Priscila Urpia, do Coletivo CineRuaPE; e a segunda sobre Acessibilidade no Audiovisual, com Tulio Rodrigues, do Festival VerOuvindo.
O segmento de formação também está contemplado com a oficina Atuar-Ser: Oficina de Atuação para Cinema, ministrada por Mayara Millane, atriz premiada com participação em séries nacionais, a exemplo de Justiça (Rede Globo), e longa experiência na cena pernambucana com trabalhos de destaque em curtas-metragens, séries e publicidade. A oficina conta com uma carga horária de 9 horas/aula e beneficia atores e atrizes da região, estudantes e demais interessados.

 
PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (29)

19h – Abertura oficial
19h30 – Homenagem | José Ferraz
20h – Panorama Pernambuco
21h30 – Videoclipes
22h – Apresentações Culturais: Sharlene Esse (homenagem a Gal Costa), Artemya, DJ La Ursa, DJ Virgulino

Sábado (30)

19h – Abertura oficial
19h30 – Homenagem | Hermila Guedes
20h – Panorama Nacional
21h30 – Videoclipes
22h – Apresentações Culturais: Trio Lampião a Gás, DJ La Ursa

Domingo (1º)

18h – Abertura oficial
18h30 – Panorama Nacional
19h30 – Premiação
22h – Apresentações Culturais: DJ La Ursa, DJ Virgulino

OUTRAS ATIVIDADES

Roda de Diálogos: Memória dos Cinemas de Rua de Pernambuco, com Kate Saraiva e Priscila Urpia do Coletivo CineRuaPE.

Roda de Diálogos: Acessibilidade no Audiovisual, com Túlio Rodrigues do Festival VerOuvindo.

 
O que fazer em Bezerros durante os dias de Curta na Serra?

Conheça o Memorial J. Borges

No Museu da Xilogravura Memorial J. Borges o visitante tem a oportunidade de encontrar o artesão trabalhando e ainda garantir aquela foto e xilogravura autografada. O espaço conta com exibição de matrizes e uma extensa coleção de cordéis, além de uma loja em que é possível encontrar a xilogravura nos mais diversos formatos.
Local: 68, Loteamento Bairro Novo, Cohab, Bezerros.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; sábados e domingos, das 8h às 16h.
Acesso Gratuito.
Saiba mais: @memorialjborges

Conheça a Casa da Cultura Popular Lula Vassoureiro

No ateliê e casa do Pai dos Papangus o visitante tem a oportunidade de conhecer a tradição das figuras mascaradas que tomam conta das ruas de Bezerros no Carnaval por meio das obras de Lula Vassoureiro, também Patrimônio Vivo de Pernambuco e que há mais de 70 anos dá rosto aos coloridos personagens.
Local: Rua Outovia Bezerra Vila Nova, Bezerros.
Horários: por meio de agendamentos no número (81) 99272-5525.
Acesso gratuito.

Visite o Centro de Artesanato de Pernambuco: Unidade Bezerros

No Centro de Artesanato de Bezerros o visitante pode conhecer o trabalho feito pelas mãos de mais de mil artesãos e artesãs do Estado de Pernambuco, do Litoral ao Sertão. Com visita guiada o turista pode conferir trabalhos feitos em madeira, barro, papel, tapecarias e bordados, além das icônicas máscaras de papangus e xilogravuras de artesãos bezerrenses. Depois do passeio pelo acervo dá para passar na loja e garantir aquela lembrancinha.
Local: BR-232, km 107, Bezerros.
Horários: De segunda a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 9h às 16h.
Acesso gratuito.
Saiba mais: @centrodeartesanatodepe

Confira a Estação da Cultura

Para conhecer um pouco mais sobre a história do papangu e as tradições culturais da cidade o lugar certo é a Estação da Cultura. Antiga estação ferroviária, o espaço abriga o Museu Maria Dulce Gomes, que retrata o modo de vida e as tradições bezerrenses por meio de um acervo de mobiliários, utensílios e decorações que fizeram parte da história dos moradores do município. Além disso é possível conferir o Memorial do Papangu, espaço dedicado a esse personagem marcante que personifica o Carnaval da cidade e é possível conferir a diversidade de máscaras e fantasias que encantam os foliões.
Local: Rua Vitorino Pereira de Lima, 15, Centro, Bezerros.
Horários: De segunda a sexta, das 8h às 16h; sábados e domingos, das 10h às 16h.
Acesso gratuito.
Saiba mais: @estacaodaculturabezerros

Faça trilhas no Parque Ecológico de Serra Negra

Para quem não abre mão do contato com a natureza Serra Negra oferece uma paisagem deslumbrante, que só é possível encontrar no Agreste pernambucano, aliada ao agradável clima local. A poucos metros do Polo Cultural de Serra Negra os visitantes podem conferir o Parque Ecológico com uma reserva de Mata Atlântica que guarda diversos atrativos naturais como gruta, mirantes e uma rica da flora composta por bromélias, orquídeas, bem-me-queres, ipês, bálsamos e jatobás.
Local: Estrada Serra Negra, Bezerros.

< voltar para Agenda Cultura.PE