Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste realiza programação cultural no Sertão

Evento, que tem parceria da Fundarpe, segue até o dia 12, em Arcoverde, e tem entre as atrações Petrúcio Amorim, Cezzinha, Banda Eddie, Spok Quinteto, Lirinha e Quinteto Violado

Sesc-PE/Divulgação

Sesc-PE/Divulgação

Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste

Arcoverde vive o 3º Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste. O evento visa impulsionar a cultura, o turismo e a gastronomia locais, por meio de atividades artísticas e de empreendedorismo. A programação segue até domingo (12). Petrúcio Amorim, Cezzinha, Banda Eddie, Spok Quinteto, Lirinha e Quinteto Violado estão entre as atrações. Há ainda grupos de samba de coco, intervenções artísticas, oficinas, debates, palestras, feira de artesanato e circuito gastronômico por restaurantes e parceiros do projeto. Confira aqui a programação completa.
Uma das atrações é a exposição Louças de Brincar, da artesã Dona Deta, do Alto do Moura (Caruaru-PE), na Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado do Sesc. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita.
No festival a dupla de poetas repentistas Dimas & Rinaldo Aleixo promove intervenção artística, na quarta (8), na feira do bairro São Miguel. Na quinta (9) há o desfile do Boi Boiola, na Avenida Antônio Japiassu, e apresentação do pastoril do grupo de pessoas idosas Novo Horizonte, do Sesc, na Winston Siqueira.
As tradições e histórias do samba de coco de Arcoverde são temas de três projetos. Em Aprendendo com os Mestres e Mestras são realizados encontros em escolas públicas da cidade. No dia 8 a mestra Severina Lopes, do Coco das Irmãs Lopes, vai à Escola Municipal Leonardo Pacheco de Albuquerque.
Já o momento Saberes e Vivências apresenta, na biblioteca do Sesc, rodas de conversa sobre temas ligados à expressão cultural. No domingo (12) o Samba de Coco Erêmin e o Coco Estrelinha debatem o tema Herdeiros da Tradição com mediação de Werner Lopes.
E o Turismo Pedagógico – Rota dos Cocos promove, no dia 8, visitas às sedes dos grupos de samba de coco da cidade. São passeios pelas histórias das pessoas que se dedicam à arte, além de momentos musicais e gastronômicos.
O festival conta com a presença do maestro Spock, que ministra a oficina A Linguagem do Frevo, no dia 10, na sala de dança do Sesc. Uma outra exposição de artes visuais é aberta no dia 9, às 18h30, na Praça Winston Siqueira: Minha Arte É Sonorosa, com Marcelo Stuart. Nos dias 10 e 11 a mostra pode ser vista a partir das 17h; e no dia 12 começa às 16h.
Também há literatura no Festival Sesc de Economia Criativa. No dia 10 Márcia Moura lança o livro Pedagogia da Reverência a Cultura Popular, às 17h, na Biblioteca José Lins do Rêgo, da Escola Sesc. O Papo Criativo traz debates sobre o desenvolvimento econômico da cultura. No dia 9 o tema Como Vender sua Música na Internet conta com Maurício Bussab (RJ) e Cleusa López, da Tratore (SP).
No dia 10 Sidney Almeida e Vinícius Murilo (Itaú Cultural), Jailson Lima (Sesc Petrolina), Rita Marize (Centro Cultural Sesc Garanhuns) e Djaelton Quirino (Estação da Cultura) discutem Centros Culturais e o Fomento à Economia Criativa com mediação de Carol Fescina (Sesc-MG). No dia 11 Izaías Trajano conduz o tema Territórios em Transformação: Economia Criativa como Motor de Mudança, com Eduarda Lippo (Secult-PE), Paula Lourenço (Sesc-PE), Isac Filho (Adepe) e Verônica Ribeiro (Sebrae). Todas na biblioteca da Escola Sesc.
A Feira Giro Criativo traz o melhor de artesanato, moda e gastronomia da região, de 9 a 12, na Praça Winston Siqueira. A cada dia o público confere uma intervenção artística. No dia 9 há Banda de Pífano e Zambumba São Sebastião; dia 10, Banda de Pífano Santa Luzia; dia 11, Banda de Pífano Senhores da Terra, Pirão Bateu (comunidade Xambá de Olinda, e Maycon Nazário, com Reverenciando a Cultura Arcoverdense; e, dia 12, a Mestra Ana Lúcia, Estrelinhas do Coco, Coco Erêmin e Mestre Laércio (AL).
Ainda dentro da proposta de empreendedorismo são realizados, no dia 11, uma rodada de negócios, às 16, na Estação da Cultura, com a participação de grupos culturais locais e curadores; e o desfile de moda Veste Cena, que destaca a produção de moda autoral de Arcoverde e região, às 20h, na Praça Winston Siqueira. O desfile é seguido das apresentações do Quebra Coco Aliança e do DJ Duart.

Camarote da acessibilidade – Este ano o Festival Sesc de Economia Criativa traz uma novidade importante: o camarote da acessibilidade. Pela primeira vez as pessoas com deficiência ou que têm mobilidade reduzida têm um espaço para aproveitar as atrações da programação. A estrutura está montada no Largo do Cecora e tem capacidade para 20 pessoas. Nele há intérprete de libras, banheiro químico adaptado, profissional técnico em enfermagem, material para primeiros socorros e equipe de apoio. O acesso é gratuito e para ter a oportunidade de ocupar uma vaga é preciso fazer o agendamento na Central de Relacionamento do Sesc Arcoverde até o dia 9, das 8h às 18h.
A programação completa do Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste está disponível no site do Sesc PE. A 3ª edição tem a parceria da Prefeitura de Arcoverde, Associação Comercial de Arcoverde (ACA), Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Governo de Pernambuco. Conta com o apoio do Hotel Cruzeiro, Lojas LW, Max Hotel, Coca-Cola e Líder PE Contabilidade.
Mais informações pelos fones: (87) 3821-0864 ou (87) 99151-5961 (WhatsApp)

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de educação, cultura, lazer, assistência e saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio-PE. No campo digital a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital. Por ela é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc acesse o site.

< voltar para Economia Criativa