Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival de Ópera de Pernambuco oferece masterclass gratuito de canto lírico

Jorge Scherer/Divulgação

Jorge Scherer/Divulgação

Além da masterclass, Daniel Germano vai integrar o elenco de duas montagens durante o Festival de Ópera de Pernambuco

Com incentivo do Funcultura, o 3º Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE) vai promover, nesta quarta-feira (10), uma masterclass para cantores e estudantes de canto lírico pernambucanos, no Memorial da Medicina da UFPE (R. Amauri de Medeiros, 206 – Derby, Recife – PE). Ministrada pelo baixo-barítono gaúcho Daniel Germano, a atividade está agendada para acontecer das das 9h às 17h, e tem acesso gratuito.

FACILITADOR - Daniel Germano é um cantor lírico de carreira internacional, especializado na área pelo conservatório Antônio Buzzola, da Itália. Ele já cantou em produções operísticas na Alemanha e na Itália, além de ter se apresentado como solista nos principais palcos brasileiros. No Festival de Ópera de Pernambuco, Germano interpretou o personagem de Encourado, em “A Compadecida”, apresentada na semana passada, e fará Alfio, em “Cavalleria Rusticana”, próxima atração do 3º FOPE, que estreia, na quinta-feira (11).

CAVALLERIA RUSTICANA - Na quinta-feira (11), às 20h, o FOPE traz a estreia da segunda peça de sua programação 2022. Com música e libreto do compositor italiano Pietro Mascagni (1863-1945), “Cavalleria Rusticana” é uma ópera consagrada e das mais encenadas mundialmente.

É uma das primeiras óperas a trazer uma certa dose de verismo e realismo. O enredo se passa no período da Páscoa. Nesse contexto, a proposta cênica e visual dessa montagem do FOPE construirá paralelos entre a realidade sugerida pelo autor com a realidade do público local brasileiro, para que haja uma maior identificação deste com as situações postas em cena: como a religiosidade católica italiana, semelhante à brasileira, referências serão feitas a costumes presentes tanto em cidades sicilianas quanto em cidades como Olinda e localidades mineiras, onde ordens e confrarias marcam os ritos pascalinos.

Apesar do verismo referido acima, a cenografia e as caracterizações visuais dos personagens terão um caráter mais impressionista. Isso se dará através de elementos realistas que possam trazer ao público a sugestão de ambientes, lugares e espaços para que ele os complete com a imaginação.

É uma ópera de grande carga dramática e música lindíssima onde os números musicais – tanto as árias e duetos quanto os corais – marcaram profundamente e para sempre a história da ópera. O público poderá conferir nos dias 11, 12 e 13 de agosto (quinta, sexta-feira e sábado), às 20h; e 14 de agosto (domingo), às 18h. Os ingressos, a partir de R$ 25, podem ser adquiridos pelo site Guichê Web.

Serviço
III FESTIVAL DE ÓPERA DE PERNAMBUCO
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Recife-PE)
Período: 4 a 21 de agosto de 2022
Os ingressos, a partir de R$ 25, podem ser adquiridos pelo site Guichê Web

:: Programação ::
- “O Auto que virou Ópera” – palestra de abertura do III FOPE sobre o Auto da Compadecida com Carlos Newton Júnior e Wendell Kettle: Livraria da Jaqueira, Recife antigo, 30 de julho (sábado), às 18h;
- “A Compadecida”, de José Siqueira sobre o texto de Ariano Suassuna: dias 4, 5 e 6 de agosto (quinta, sexta-feira e sábado), às 19h; e 7 de agosto (domingo), às 18h;
- “Masterclass de Canto Lírico com o baixo-barítono gaúcho Daniel Germano: Memorial da Medicina da UFPE  (R. Amauri de Medeiros, 206 – Derby, Recife – PE), dia 10 de agosto (quinta-feira), das 9h às 17h;
- “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni: dias 11, 12 e 13 de agosto (quinta, sexta-feira e sábado), às 20h; e 14 de agosto (domingo), às 18h;
- “Il Maledetto”, de Euclides Fonseca: dias 19 e 20 de agosto (sexta-feira e sábado), às 20h; e 21 de agosto (domingo), às 18h.

< voltar para Serviço Cultural