Festival Reconhecer reúne talentos dos bairros do Pina e Brasília Teimosa
Postado em: Lei Aldir Blanc
O Festival Reconhecer chega à sua terceira edição em 2022. Com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o evento está agendado para acontecer entre os dias 17 a 19 de março, e tem como intuito valorizar os artistas dos bairros do Pina e Brasília Teimosa, além de incentivar a movimentação do cenário artístico local da cidade, traz algumas novidades para o público.
Assim como as duas primeiras edições, o festival vai reunir diversas linguagens como teatro, dança, música, moda e gastronomia. Tudo isso com entrada e atividades gratuitas. Com essa retomada, todos os protocolos de segurança sanitária serão cumpridas como a exigência do cartão de vacina.
“Após esses dois últimos anos sem o festival, devido a pandemia do coronavírus, finalmente o Reconhecer está de volta. Desta vez, observando os decretos sanitários e as recomendações da Organização Mundial da Saúde, para que possamos oferecer segurança ao nosso público. Então conseguimos adaptar o projeto, sem abrir mão da sua qualidade, já conhecida por todos. A situação que o mundo vive, casa muito bem com o conceito desta edição cujo tema é ‘A cultura que nos move, abraçando novos tempos”, destaca Alyson Fonseca, coordenador-Geral do evento.
O Festival Reconhecer foi criado durante o segundo módulo do Laboratório de Projetos Culturais, promovido pelo Instituto JCPM e pela Proa Cultural. A iniciativa reuniu 13 alunos, de diversas áreas de atuação, como dança, Publicidade e Propaganda, música, Produção Cultural e Design, para idealizarem o projeto Reconhecer em um primeiro momento e, posteriormente, executaremna segunda fase do projeto como um TCC. Como forma de atender as necessidade dos próprios moradores de valorizar a riqueza cultural das localidades onde vivem. Afinal, Pìna e Brasília Teimosa são dois berços culturais importantes para a economia criativa do Recife. A produção conta com mais de 10 horas de duração, dividas em três dias e tem a classificação livre. A expectativa é que as pessoas queiram buscar as formas de expressão culturais depois de tanto tempo em casa.
“Diferentemente das duas primeiras edições, nas quais os eventos contaram com aportes financeiros das empresas privadas, desta vez escrevemos o projeto no Edital Joel Datz, da Prefeitura da Cidade do Recife, buscando incentivos federais da Lei Aldir Blanc. Então foi com muita alegria que recebemos a informação da aprovação do nosso projeto. Mas isso não quer dizer que nossos parceiros, empreendedores privados, nos abandonaram. Muito pelo contrário, em breve essas parcerias serão renovadas e ainda podemos contar com todos para oferecer um grande festival para os moradores do Pina e Brasília Teimosa”, informa Fonseca.
Os organizadores têm a expectativa que a comunidade compareça em peso para aproveitar e prestigiar o festival que vem crescendo nos números de atrações a cada nova edição. “Inclusive, atualmente a curadoria e a produção artística estão organizando o processo que selecionará os artistas e grupos culturais que farão parte da programação do festival. Então é muito importante que os interessados se inscrevam, até o dia 2 de fevereiro, no link que se encontra nas mídias sociais do Reconhecer. É a oportunidade desses artistas e grupos culturais apresentarem suas artes ao grande público”, finaliza o proponente Alyson Fonseca.