Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Audiovisual

Festival Varilux de Cinema Francês ocupa as salas de cinema de Pernambuco

Maior festival de cinema francês fora da França, chega ao interior do estado através de parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Cine de Rua

"A travessia" do diretor Robert Zemeckis, é uma das produções em destaque nesta edição do Festival

“A travessia” do diretor Robert Zemeckis, é uma das produções em destaque nesta edição do Festival

Apoiado pelo Governo do Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, mais uma vez os cinemas do estado vão receber o Festival Varilux de Cinema Francês, que chega a sua 12ª edição em 2021. Depois de um ano com programação virtual por conta da pandemia, o evento volta a ser presencial. A programação inclui a exibição de dois clássicos e 17 longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais, de 6 a 8 de dezembro, parte dessa programação ocuparão as salas do Cine São José, em Afogados da Ingazeira e Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, este gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, além das salas do cinema MovieMax (Rosa e Silva), Cinemark (Shopping RioMar) e no Cinema da Fundação que receberão a programação completa.

Depois de um ano sem atividades, e uma grande baixa de movimentação de público e renda nos cinemas do Estado, o Varilux chega gerando grandes expectativas de retornar as atividades dos cinemas com conteúdo de qualidade, atraindo um bom número de visitantes durante esse período, acolhendo esta edição, dispostos a enfrentar com entusiasmo o desafio de voltar às salas de cinema conservando o respeito às normas sanitárias.

Para além de estimular a cooperação internacional, um dos objetivos  é levar para essas salas do interior, filmes de um festival que acontece nacionalmente. “Entendemos que é muito importante levar festivais e possibilitar o acesso da população a uma diversidade de filmes, assim, cinemas de rua da capital e do interior recebem uma programação cultural e democratizamos o acesso ao evento no estado. Em anos anteriores, reabrimos algumas salas de cinema que estavam fechadas há muito tempo, com as sessões democráticas do Varilux. Realizamos uma parte da programação do Festival Varilux, em anos anteriores (2017, 2018 e 2019), em alguns municípios, tais como: Triunfo, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Caruaru e Palmares. Tal ação aconteceu em virtude da parceria estabelecida entre o Consulado da França em Recife e a Secult, por meio do Programa Cine de Rua. Neste ano em Afogados da Ingazeira fizemos parceria com a prefeitura municipal e com a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, responsável pelo cinema.” Comentou  Janaína Guedes, coordenadora executiva do programa Cine de Rua.

Uma das salas que recebem programação do Varilux é o Cineteatro Guarany

Uma das salas que recebem programação do Varilux é o Theatro Cinema Guarany -

O Festival Varilux de Cinema Francês foi criado em 2010 pela Unifrance com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas. Fora da França, tornou-se em 2017 o maior festival de cinema francês do mundo. É produzido pela Bonfilm e apresentado anualmente nos cinemas de várias regiões do Brasil Na programação deste ano destacam-se as seguintes produções: “ A travessia” inspirado no livro “To Reach the Clouds” (2002), escrito pelo próprio Philippe Petit, vencedor do Festival Film Bandung untuk Film Impor Biografi Terpuji e o documentário “Nosso Planeta, Nosso Legado” do diretor Yann Arthus-Bertrand, que faz um documentário pessoal, contando a história da natureza e do homem, a partir das próprias experiências.

Confira a programação nos cinemas integrantes do Programa Cine de Rua:

Cine São José / Afogados da Ingazeira

Segunda – 06/12
18h – A travessia (85 min)
20h30 – Nosso Planeta, Nosso Legado (100 min)

Terça – 07/12
18h – Nosso Planeta, Nosso Legado (100 min)
20h30 – A travessia (85 min)

Theatro Cinema Guarany / Triunfo

Terça – 07/12
15h – Nosso Planeta, Nosso Legado (100 min)
19h – A travessia (85 min)

Quarta – 08/12
15h – A travessia (85 min)
19h – Nosso Planeta, Nosso Legado (100 min)

Veja a programação completa aqui

< voltar para Audiovisual