Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival Viaduto Prazeres Hip Hop começa nesta segunda-feira (28)

Jaboatão dos Guararapes sedia, nesta segunda e terça-feira (28 e e 29 de março), a 12ª edição do Festival Viaduto Prazeres Hip Hop. Criado há 11 anos, o evento tem como objetivo mudar a identidade cultural do município e a vida de crianças, jovens e adolescentes da periferia. O festival, que costuma acontecer no espaço de convivência do Viaduto Geraldo Melo, em Prazeres, por conta da pandemia, será realizado nesta edição de forma on-line. Na programação, diversos shows, entrevistas e oficinas culturais. A transmissão acontece de forma gratuita através do canal do projeto no Youtube Viaduto Prazeres Hip Hop/PE (www.youtube.com/channel/UC837W5HQSzYWtA3mCYBXFvg). A iniciativa conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Idealizado pelo rapper e produtor cultural Claudio Ferreira, o Sr. Kbça, o festival já é reconhecido nacionalmente como um dos maiores palcos independentes da cultura hip hop de Pernambuco, atraindo crianças e jovens para a prática da dança, da música, das artes plásticas e da discotecagem. “Nosso objetivo é transformar o Viaduto Geraldo Melo em um verdadeiro celeiro cultural e de aprendizado, apontando caminhos e dando oportunidades para jovens e adolescentes saírem da ociosidade ao entrar na cultura hip hop. Conhecimento é uma das maiores armas da nossa cultura”, explica Sr. Kbça.

Assim, no dia 28 (segunda-feira), a programação traz shows de Mano Legal (CGC), Gudang Mob, Erupção Rap e DJ Baloo. Ainda estão previstas uma oficina de breaking, com Levi Costa, e uma oficina de grafite, com Larva. Finalizando o dia, uma palestra sobre cidadania e cultura de paz ministrada pelo sociólogo da favela.

No dia seguinte, 29 (terça-feira), quem abre a programação é o grupo de danças urbanas Step Evolution. Logo depois, está previsto o lançamento do livro “Pedagogia Hip Hop”, de Bgirl Cris, uma obra que fala sobre a consciência, a resistência e os saberes da cultura hip hop, destacando toda a importância do movimento para a população negra e periférica.

Depois o festival recebe apresentações de Mari Periférica e Formiga, Lord KLV e Anderson MC, DJ Nuno e o grupo de rap Soulssegado Polho. Finalizando a programação, uma oficina de mídias digitais, com Francisco Fabiano e uma oficina sobre cidadania e cultura de paz.

Sobre o festival
Com foco na disseminação da cultura hip hop, o festival ganhou fama e conquistou seu espaço tendo como principal atrativo a realização de oficinas ligadas ao hip hop, cyphers, batalhas de MCs e shows de música rap nos fins de semana, das 13h às 22h.

Para prestigiar os artistas locais, 90% da grade de atrações do festival é composta por artistas da terra. Mas artistas de alcance nacional também já passaram pelos palcos do festival, se apresentando sob o viaduto, como, por exemplo, Rapadura (CE), Ariele Oliveira (AL) e Conexão Lamarão (SE), entre outros.

Mais informações: 81. 9 8546.0661 / @claudioferreirsouza.

< voltar para Lei Aldir Blanc