Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

FIG 2022 tem abertura marcada pelo reencontro dos amantes da cultura

Além das atrações artística, houve uma solenidade no Teatro Reinaldo de Oliveira para convidados, celebrando o retorno deste que é um dos maiores festivais de cultura e arte do País

Felipe Souto Maior_SecultPE

Felipe Souto Maior_SecultPE

Palco Mestre Dominguinhos abriu com uma apresentação do espetáculo “Celebração – FIG 30 anos”

Está oficialmente aberta a programação do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2022) que, nesta sexta-feira (15), proporcionou um grande encontro de quem faz cultura em Pernambuco e no Brasil. Além das atrações de peso que deram o tom artístico da primeira noite, houve uma solenidade de abertura no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Sesc-PE, parceiro do Festival, com participação de autoridades, artistas, produtores culturais e um público apaixonado que se reuniu para celebrar o retorno deste que é um dos maiores festivais de cultura e arte do País.

Participaram da solenidade de abertura do FIG 2022 o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino; o presidente da Cepe, Ricardo Leitão, o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, além de secretários municipais, gestores estaduais, fazedores de cultura e artistas. “Vamos iniciar mais um festival tendo a certeza de ser um evento a favor da cultura, da arte, do nosso povo e celebrando a vida”, celebrou o governador Paulo Câmara.

Amor Eterno foi uma das atrações do Palco Mestre Dominguinhos nesta sexta (15)

Amor Eterno foi uma das atrações do Palco Mestre Dominguinhos nesta sexta (15)

“Quero dizer que esse FIG é feito por muitas mãos, com muita gente que vem há um período construindo essa ideia, por meio da equipe da Secult-PE e da Prefeitura de Garanhuns, um parceiro constante na formulação do FIG que é um projeto de cultura pública. Nossa ideia é construir de fato um investimento que fique na cidade, mas que fique para o Brasil e para o mundo. Esse ato é, portanto, para celebrar a vida, celebrar as pessoas juntas e participando de algo fundamental que é a cultura”, falou Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura.

 “Teremos a oportunidade de, durante 17 dias, conhecer mais do FIG, para poder vivenciar, curtir e aproveitar o clima maravilhoso que Garanhuns tem, de um povo belíssimo e acolhedor. A expectativa é de um milhão e 300 mil pessoas movimentando a cidade, trazendo desenvolvimento e renda”, destacou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Felipe Souto Maior_SecultPE

Felipe Souto Maior_SecultPE

Diogo Nogueira também fez seu show de samba na Esplanada Mestre Dominguinhos

SHOWS – A programação teve início com um show para convidados de Mariene de Castro, no Teatro Reinaldo de Oliveira, no CPC/Sesc. Além disso, o Palco Mestre Dominguinhos receberá um espetáculo de dança em celebração ao FIG 2022 e apresentações dos artistas Amor Eterno, Karynna Spinelli, Diogo Nogueira e Mumuzinho.

Mariene de Castro apresentou o repertório do show “Povo de Santo”, projeto que fala da ancestralidade afro-indígena, dos pontos de caboclo, dos cânticos sagrados e das músicas lançadas durante o período de isolamento, gravadas de dentro da sua casa. A artista faz nova apresentação neste sábado (16), às 18h e no mesmo local, com distribuição de ingressos uma hora antes do show.

Felipe Souto Maior_SecultPE

Felipe Souto Maior_SecultPE

Karynna Spinelli celebrou seu retorno aos palcos do FIG após dois anos

Na sequência, o Palco Mestre Dominguinhos abriu com uma apresentação do espetáculo “Celebração – FIG 30 anos”. “O conceito da apresentação foi de celebração por estarmos todos vivos e pelo retorno das atividades culturais. É um espetáculo rápido e intenso, que tem como base a poesia de Luna Vitrolira falando das belezas das terras de Pernambuco, de seu povo e da beleza que o FIG é”, explicou Maria Paula Costa Rêgo, assessora de Dança da Secult-PE e quem assina a direção artística da montagem.

Felipe Souto Maior_SecultPE

Felipe Souto Maior_SecultPE

Mumuzinho também levou seu samba para o Palco Mestre Dominguinhos

Ainda no Palco Mestre Dominguinhos, um grande público foi matar a saudade do Festival com uma noite de samba com shows de Amor Eterno, de Garanhuns; Karynna Spinelli, do Morro da Conceição, no Recife; e Diogo Nogueira e Mumuzinho, ambos do Rio de Janeiro.

Para mais informações e detalhes sobre a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, acesse www.culturape.gov.br/fig2022. Clique AQUI e confira a programação completa do Festival.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FIG 2022 NESTE SÁBADO (16)

TEATRO REINALDO DE OLIVEIRA (CPC – SESC GARANHUNS)
18h – Abertura oficinal do 30º FIG: Mariene de Castro, show “Povo de Santo”
(Ingressos distribuídos uma hora antes do show)

PALCO MESTRE DOMINGUINHOS
20h – Pedrinho Pontes
21h – Baião Granfino – Jorge Du Peixe
22h – Jorge Vercillo
23h30 – Marina Elali
1h30 – Odara Ôdesce

< voltar para Secretaria de Cultura