FIG e Festival VerOuvindo promovem sessão de cinema com audiodescrição
Vinte anos após sua produção, 'O Baile Perfumado' ganha a tela do Cine Eldorado nesta quinta (26). Todos os públicos são bem-vindos.
Postado em: Audiovisual | Festival de Inverno
Por: Marina Suassuna
Um dos destaques da 12° Mostra de Cinema do FIG, este ano, é a exibição de O Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, nesta quinta-feira (28), com audiodescrição e libras. A iniciativa é uma parceria da Secult-PE e Fundarpe com o Festival VerOuvindo, que está sempre buscando espaços para trazer mais acessibilidade às pessoas com deficiências. Além de ser um marco do cinema pernambucano e da retomada do cinema brasileiro, O Baile Perfumado está completando 20 anos em 2016. De acordo com Liliana Tavares, idealizadora e diretora do VerOuvindo, trata-se de uma oportunidade de levar para o Agreste um filme que é tão importante pra história de Pernambuco.
“É também uma oportunidade rara das pessoas com deficiência terem acesso ao filme. De agora em diante, as produções comercializados pela Ancine terão que ter acessibilidade por força de lei, mas O Baile Perfumado ainda não está contemplado. Inclusive, é um presente que conseguimos dar aos diretores, que não tinham essa material. Presenteamos eles com DVD em blue-ray com acessibilidade”, explica Liliana.
Lançado em 1997, O Baile Perfumado mostra a saga real do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Amigo íntimo de Padre Cícero, Benjamin mascateava pelo sertão e exercitou seu espírito mercantilista convivendo intimamente com o bando de Lampião. Infiltrou-se no grupo para colher imagens e vender os registros do famoso criminoso pelo mundo afora. A história é pontuada pelas imagens originais do protagonista, que foram apreendidas pela ditadura do Estado Novo, de Getúlio Vargas, e recuperadas no início dos anos 60 pelo cineasta Paulo Gil Soares e seu produtor Thomas Farkas.
“Embora exista uma política do Estado que está endossando a questão da necessidade de inclusão via acessibilidade comunicacional em projetos culturais, ainda estamos nessa estrada. Por isso, qualquer iniciativa que privilegie esse público é sempre muito bem-vinda e bem frequentada”, pontua a coordenadora de Audiovisual da Secult-PE, Milena Evangelista. “Não é a primeira vez que fazemos essa ação, mas trazê-la para Garanhuns é uma extensão, uma continuidade dela para além de Recife. É uma preocupação que a gente tem de estar sempre buscando parceiros para contemplar esses públicos e suas necessidades especiais.”
Para isso, Fundarpe e Secult-PE mobilizaram associações como a Federação de Pessoas Surdas do Agreste, Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Pernambuco e também o Hospital Psiquiátrico de Garanhuns, que levará algumas pessoas pra sessão. “Esse público é um pessoal que está em rede, um pessoal muito articulado. A reposta é sempre positiva porque normalmente são conteúdos que eles tem dificuldade em acessar”, ressalta Milena.
Serviço:
Exibição do filme Baile Perfumado
Data: Quinta (28/07), às 14h
Local: Cine Eldorado (Garanhuns)
Classificação: 16 anos
Entrada Gratuita.
Ficha Técnica
Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Audiodescrição e locução: Liliana Tavares
Leitura de legendas: André Dib
Consultoria em audiodescrição: Elizabet Dias de Sá
Intérprete da Libras: Anderson Almeida
Consultoria da Libras: Thiago Albuquerque

