Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Frevo e baião dão o tom do domingo (28) no Recife Antigo

Programação do Paço do Frevo e do Cais do Sertão contará com um arrastão de frevo e apresentação de quadrilha junina

Rafael Bandeira/Divulgação

Rafael Bandeira/Divulgação

Espaço abrirá as portas para um sarau

Encerrando a programação deste mês de festas juninas, o Paço do Frevo levará às ruas do Bairro do Recife um Arrastão do Frevo inusitado, com o baião, xaxado e coco. O cortejo acontecerá neste domingo (28), véspera do Dia de São Pedro, e será comandado pela Aló Frevo Orquestra. A concentração ocorrerá às 15h no Marco Zero, com saída às 16h, seguindo até esse centro cultural da Prefeitura do Recife localizado na Praça do Arsenal da Marinha.

Criada em 2008, a Aló Frevo Orquestra tem como proposta fazer experimentos musicais, mesclando o frevo com outros gêneros da música pernambucana. Por isso, durante o Arrastão do Frevo, a orquestra apresentará um repertório diversificado, cuja proposta é a mescla dos ritmos, a exemplo de canções como Isquenta Muié (Nelson Ferreira), Frevo Sanfonado (Sivuca) e Frevo Mulher (Zé Ramalho). “A ideia do Arrastão deste mês é fazer essa brincadeira, essa união entre os festejos juninos e o frevo. Pensamos em trazer um repertório que transita entre esses ritmos para chamar o público para dançar e entrar nessa festa”, ressalta a coordenadora do Núcleo Educativo e Programação Cultural do Paço do Frevo, Leila Nascimento.

Para deixar a festa ainda mais animada, a edição de junho do Arrastão do Frevo contará com a participação de dançarinos que transitam entre o universo do frevo e da quadrilha junina e serão comandados pelos passistas-quadrilheiros Jorge Viégas e Bhrunno Henryque. “Esperamos que seja uma junção de culturas, que possamos levar dois valores culturais e dois ciclos de festejos pernambucanos da forma mais interessante possível. E que faça o povo dançar muito!”, afirma Jorge.

Vivências no fim de semana
O público que visitar o Paço do Frevo no sábado ou no domingo poderá participar de duas vivências. Em Falando para o mundo, todos são convidados a cantar, recitar poesias, contar causos e histórias que evocam a poesia e a memória do frevo e do Carnaval em um microfone aberto que estará disponível das 12h às 19h na Praça do Frevo. No mesmo espaço, porém das 14h às 17h, os visitantes terão a chance de experimentar a vivência Vamos cair no passo, em que aprenderão 10 passos básicos do frevo e participarão de um jogo de improviso. Esta última vivência também será realizada às terças-feiras, das 9h às 12h.

Serviço
Paço do Frevo
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
- Terças, quartas e sextas: 9h às 18h.
- Quintas: 9h às 21h.
- Sábados e domingos: 12h às 19h.
Ingresso: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Mais informações: 3355-9500 / www.pacodofrevo.org.br

Arrastão do Frevo
“Frevo e Baião” – Aló Frevo Orquestra e Passistas Quadrilheiros
Dia 28 de junho (domingo), Acesso gratuito
Concentração: 15h, no Marco Zero
Saída: 16h
Roteiro: Marco Zero – Praça do Arsenal/Paço do Frevo

Vivências
Vamos cair no passo
Utilizando-se do binário do frevo, ao término da visita, o visitante experimenta 10 passos básicos e encerra com um jogo de improvisos. Acesso incluso no ingresso do Museu
Terças: 9h às 12h | 14h às 17h
Sábados e domingos: 14h às 17h

Falando para o mundo
Com microfone aberto na Praça do Frevo (3º andar), os visitantes são convidados a cantar, recitar poesias, contar causos e histórias que evocam a poesia e a memória do frevo. Acesso incluso no ingresso do Museu
Sábados e domingos | 12h às 19h

< voltar para Cultura popular e artesanato