Fundarpe participa dos preparativos para o IV Encontro do Plano de Salvaguarda de Frevo
Encontro organizado pelo Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, do qual a Fundarpe faz parte, está previsto para acontecer nos dias 1º e 2 de março de 2024 no Recife
Postado em: Fundarpe
Divulgação

Em 2007, o Frevo recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Iphan. Em 2011, recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade
Com a finalidade de revisar e atualizar o Plano de Salvaguarda do Frevo, elaborado em 2011, o IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo será realizado nos dias 1º e 2 de março de 2024, no Recife. Até lá, a iniciativa contará com atividades preparatórias como oficinas, escutas e fóruns com representantes do Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade, todas gratuitas e com apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
“O Frevo é uma das mais ricas expressões da cultura brasileira e mundial, com uma grande capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural. O IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo vai ser fundamental para definir os passos que devemos seguir para perpetuar esta manifestação da cultura pernambucana e reforçar a participação popular no processo de salvaguarda do Frevo no Brasil”, destaca Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial da Fundarpe.
Divulgação

Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical fica localizada ao lado da Fundarpe, na Rua da Aurora
As primeiras oficinas de música acontecerão nesta sexta-feira (27) e sábado (28), das 8h às 12h e 14h às 18h, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, localizada na Rua da Aurora, no Recife. As aulas terão a coordenação do Maestro Newton Caivano e regência do Maestro Edson Rodrigues, e a participação dos músicos e professores Roque Netto, Roberto Silva, Sérgio Soares, Lula do Pandeiro, Jorge Guerra e Edmilson da Hora, contemplando naipes de instrumentos de sopro e percussão. Para se inscrever, é necessário comprovar experiência musical intermediária ou avançada com Frevo e preencher um formulário on-line. As vagas são limitadas.
Ainda neste sábado (28), acontecerão, no Paço do Frevo, mais duas oficinas. Uma delas abordará a confecção de adereços no universo do Frevo, com o professor Lucas Correia, e inscrições disponíveis na internet. As aulas serão realizadas das 9h às 12h e 14h às 18h.
Outro encontro previsto irá tratar da elaboração de projetos culturais para salvaguarda do Frevo, com a participação de Marcelo Renan e Clarice Andrade, assessora de Gestão do Funcultura. As inscrições poderão ser feitas via formulário on-line ou no local e as aulas vão acontecer das 9h às 12h e 14h às 17h.
Já no mês de novembro, serão promovidas mais quatro oficinas, desta vez com o foco na dança, tendo a participação dos mestres Tonho das Olindas (Frevo, Capoeira Passo) e Wilson Aguiar (Brincantes das Ladeiras), e as mestras Landinha e Zenaide Bezerra (Patrimônio Vivo do Recife). As oficinas acontecerão no Pátio de São Pedro e no Clube das Pás, no Recife.
Ainda durante o IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo deverá ser promovida a plenária para a formação da nova composição de membros no Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, bem como a revisão e atualização do Plano de Salvaguarda que deverá ser seguido nos próximos anos.
SALVAGUARDA DO FREVO - O Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo é formado voluntariamente por representantes de segmentos representativos do Frevo como os clubes de boneco, clubes de frevo, troças de frevo, blocos de pau e corda, orquestras de frevo, passistas e pesquisadores que estudam e analisam a história e atualizações deste bem cultural.
Integram ainda o comitê instituições ligadas à pesquisa e gestão do Patrimônio Cultural como a Secretaria Estadual de Cultura e a Fundarpe, instituições que apoiam a realização do IV Encontro, bem como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Secretaria de Cultura do Recife e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Paço do Frevo, o Instituto Brasileiro do Frevo.
Em 2007, o Frevo recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Iphan. Em 2011, recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Para mais informações, o telefone para contato é o (81) 99658.6191 e o e-mail comite.frevo@gmail.com.
FUNDARPE – Em 2023, a instituição celebra seus 50 anos de criação e é reconhecida pela forte história ligada à preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural e dos monumentos históricos e artísticos, bem como à implementação e execução da política cultural de Pernambuco em todas as suas dimensões e expressões, como o Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco – Funcultura, e do incentivo à cadeia produtiva da cultura no Estado.
SERVIÇO:
Vivência/Aula-espetáculo EVOÉ ao FREVO, sob a batuta do maestro Edson Rodrigues
Coordenação: Maestro Newton Caivano
Músicos/professores: Roque Netto, Roberto Silva, Sérgio Soares e Lula do Pandeiro
Sexta-feira (27) e sábado (28), das 8h às 12h e 14h às 18h
Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (R. da Aurora, 439 – Boa Vista, Recife)
Público: músicos com experiência no Frevo
30 vagas
Inscrições disponíveis via formulário on-line
Oficina de elaboração de Projetos Culturais para Salvaguarda do Frevo
Marcelo Renan e Clarice Andrade
Sábado (28), das 9h às 12h e 14h às 17h
Paço do Frevo (R. da Guia, s.n – Recife)
Inscrições disponíveis via formulário on-line ou no local
Vivência de criação e confecção de adereços ligados ao Frevo, com Lucas Correia
Sábado (28) e domingo (29), das 9h às 12h e 14h às 18h
Paço do Frevo (R. da Guia, s.n – Recife)
Inscrições disponíveis via formulário on-line
Vivência Uma Vida no PASSO – com mestres e mestras da dança do Frevo
Mestre Tonho das Olindas
4 de novembro, das 14h às 18h
Roda de conversa na sede do Afoxé Oyá Alaxé
Pátio de São Pedro (Recife)
Aberto ao público
Inscrições disponíveis via formulário on-line
Mestra Landinha
8 de novembro, das 18h às 22h
Clube das Pás (R. Odorico Mendes, 263 – Campo Grande, Recife)
Público: pessoas com 50 anos ou mais
30 vagas (ordem de chegada)
Mestra Zenaide Bezerra
13 de novembro, das 18h às 22h
Clube das Pás (R. Odorico Mendes, 263 – Campo Grande, Recife)
Aberto ao público
30 vagas (ordem de chegada)
Inscrições disponíveis via formulário on-line
Mestre Wilson Aguiar
22 de novembro, das 18h às 22h
Clube das Pás (R. Odorico Mendes, 263 – Campo Grande, Recife)
Aberto ao público
30 vagas
Inscrições disponíveis via formulário on-line
Informações: 81 99658-6191 | E-mail comite.frevo@gmail.com

