Gi Vatroi lança o fanzine digital “Encruza”
Postado em: Lei Aldir Blanc
A artista visual pernambucana Gi Vatroi lança nesta quinta-feira (28), às 19h, o fanzine digital “Encruza”. O lançamento da publicação, que conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco e mostra uma imersão no universo do barro da cidade de Tracunhaém (PE), será por meio de uma live no Instagram, ancorada no perfil @gi_vatroi, onde também será possível baixar gratuitamente o fanzine, na bio do perfil.
O “Encruza é uma iniciativa que busca expandir a pesquisa e os processos criativos/experimentais da própria artista, através da linguagem do barro, tendo essa matéria viva como possibilidade para o registro de narrativas do corpo negro diaspórico, suas fabulações e memórias ancestrais.
Durante dois meses, a artista esteve em Tracunhaém para conhecer um pouco mais de sua história familiar, mas também para mergulhar numa imersão artística com mestre Val Andrade e mestra Eliete Pereira, artistas que são referência no trabalho com cerâmica no território. Todas essas experiências do Encruza foram registradas pela artista a partir de vídeos, fotografias e áudios, e estão disponíveis no fanzine, que conta com conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.