Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Gilú Amaral apresenta trajetória percussiva em espetáculo que celebra 25 anos de carreira

Fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda, artista gravou espetáculo sobre sua trajetória musical no Teatro do Parque; transmissão on-line do concerto será nos dias 24 e 25 de abril

 

João Lucas Santos/Divulgação

João Lucas Santos/Divulgação

Percussionista olindense comemora 25 anos de carreira artística

Chama a atenção que um jovem percussionista como Gilú Amaral esteja comemorando 25 anos de carreira. Mas é verdade. O artista olindense, 37, completa um quarto de século de carreira, uma trajetória musical que iniciou quando ainda era um garoto e recebeu seu primeiro cachê em apresentações com o Maracatu Camaleão. Fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda, da banda Academia da Berlinda e do grupo instrumental Wassab, ele vem contribuindo com a produção da música brasileira e celebrando parcerias com artistas e grupos importantes de Pernambuco como o mestre Naná Vasconcelos, Renata Rosa, Flaira Ferro, Juliano Holanda, Ave Sangria, Tiago Martins, Banda de Pau e Corda, Bonsucesso Samba Clube, o pianista Marcelo Bratke e o Mestre Salustiano.

Gilú também é produtor musical, compositor e curador do circuito Aurora Instrumental. Inquieto, ele sempre buscou ter autonomia na música, o que o impulsionou a criar bandas importantes e a priorizar seus projetos solos. “Sempre gostei de me envolver com o processo criativo, pensar no show como um espetáculo e propor uma narrativa e uma sonoridade”.

Para celebrar essa jornada musical, Gilú gravou um espetáculo primoroso no Teatro do Parque, em Recife (PE), com a participação de 13 convidados: Cláudio Rabeca, Lucas dos Prazeres, Juliano Holanda, Hugo Linns, Henrique Albino, Gabi Carvalho, Clécio Rimas, Alex Santana, Rogê Vitor, Chris Nolasco, Aline Souza, Laís de Assis e Renata Rosa. “Quis trazer toda a minha versatilidade nesse show comemorativo, por isso convidei grandes amigos, artistas de alta qualidade com quem pude compartilhar parte da minha história”, conta o artista.

Costa Neto/Divulgação

Costa Neto/Divulgação

Para celebrar 25 anos de história com a arte, Gilú Amaral exibirá no Youtube, nos dias 24 e 25 de abril, às 16h, um show gravado no Teatro do Parque, no Recife

A transmissão on-line do concerto ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, gratuitamente, no Canal do Youtube de Gilú Amaral, dividido em duas lives (cada uma com 40 minutos de duração). “O público vai ouvir um show com diversidade sonora, projeção de artes visuais e muito amor envolvido. Eu me considero um artista camaleão, que adora descobrir várias linguagens e estilos musicais. Sou versátil na alma e quero ganhar o mundo com minha arte”.

O espetáculo, contemplado com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), ganhou uma produção primorosa realizada pela Solare Audiovisual e Aurora Musical. A captação de imagens feita em 4K simultaneamente por oito câmeras, com lentes de padrão de estética de cinema.

Trajetória artística – O concerto comemorativo apresenta músicas autorais e costura a trajetória do artista com seus principais trabalhos, mostrando a pluralidade da sua arte. Em 2015, ele estreou Percursos, seu show solo que explora diferentes instrumentos percussivos e melódicos,e foi levado para diversos países da Europa e também Estados Unidos.

Em 2018, lançou o primeiro disco solo, Pejie em 2019 Gilú evoluiu por novas interseções para montar um show que une a percussão com os beats da música eletrônica do produtor e DJ Rimas.Inc - essa parceria rendeu também o single La Civilización, em julho de 2020. E, neste ano, ele se dedica a gravação do seu novo projeto O Sopro e a Percussão, que possibilita o diálogo de duas grandes escolas musicais da cultura pernambucana: metais e percussão.

Serviço:
Gilú Amaral & convidados – 25 anos de percussão
Quando:
 24 e 25 de abril, às 16h
Onde: Canal do Youtube do artista
Acesso gratuito

< voltar para Lei Aldir Blanc