Gilú Amaral apresenta trajetória percussiva em espetáculo que celebra 25 anos de carreira
Fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda, artista gravou espetáculo sobre sua trajetória musical no Teatro do Parque; transmissão on-line do concerto será nos dias 24 e 25 de abril
Postado em: Lei Aldir Blanc
Chama a atenção que um jovem percussionista como Gilú Amaral esteja comemorando 25 anos de carreira. Mas é verdade. O artista olindense, 37, completa um quarto de século de carreira, uma trajetória musical que iniciou quando ainda era um garoto e recebeu seu primeiro cachê em apresentações com o Maracatu Camaleão. Fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda, da banda Academia da Berlinda e do grupo instrumental Wassab, ele vem contribuindo com a produção da música brasileira e celebrando parcerias com artistas e grupos importantes de Pernambuco como o mestre Naná Vasconcelos, Renata Rosa, Flaira Ferro, Juliano Holanda, Ave Sangria, Tiago Martins, Banda de Pau e Corda, Bonsucesso Samba Clube, o pianista Marcelo Bratke e o Mestre Salustiano.
Gilú também é produtor musical, compositor e curador do circuito Aurora Instrumental. Inquieto, ele sempre buscou ter autonomia na música, o que o impulsionou a criar bandas importantes e a priorizar seus projetos solos. “Sempre gostei de me envolver com o processo criativo, pensar no show como um espetáculo e propor uma narrativa e uma sonoridade”.
Para celebrar essa jornada musical, Gilú gravou um espetáculo primoroso no Teatro do Parque, em Recife (PE), com a participação de 13 convidados: Cláudio Rabeca, Lucas dos Prazeres, Juliano Holanda, Hugo Linns, Henrique Albino, Gabi Carvalho, Clécio Rimas, Alex Santana, Rogê Vitor, Chris Nolasco, Aline Souza, Laís de Assis e Renata Rosa. “Quis trazer toda a minha versatilidade nesse show comemorativo, por isso convidei grandes amigos, artistas de alta qualidade com quem pude compartilhar parte da minha história”, conta o artista.
Costa Neto/Divulgação

Para celebrar 25 anos de história com a arte, Gilú Amaral exibirá no Youtube, nos dias 24 e 25 de abril, às 16h, um show gravado no Teatro do Parque, no Recife
A transmissão on-line do concerto ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, gratuitamente, no Canal do Youtube de Gilú Amaral, dividido em duas lives (cada uma com 40 minutos de duração). “O público vai ouvir um show com diversidade sonora, projeção de artes visuais e muito amor envolvido. Eu me considero um artista camaleão, que adora descobrir várias linguagens e estilos musicais. Sou versátil na alma e quero ganhar o mundo com minha arte”.
O espetáculo, contemplado com patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), ganhou uma produção primorosa realizada pela Solare Audiovisual e Aurora Musical. A captação de imagens feita em 4K simultaneamente por oito câmeras, com lentes de padrão de estética de cinema.
Trajetória artística – O concerto comemorativo apresenta músicas autorais e costura a trajetória do artista com seus principais trabalhos, mostrando a pluralidade da sua arte. Em 2015, ele estreou Percursos, seu show solo que explora diferentes instrumentos percussivos e melódicos,e foi levado para diversos países da Europa e também Estados Unidos.
Em 2018, lançou o primeiro disco solo, Peji, e em 2019 Gilú evoluiu por novas interseções para montar um show que une a percussão com os beats da música eletrônica do produtor e DJ Rimas.Inc - essa parceria rendeu também o single La Civilización, em julho de 2020. E, neste ano, ele se dedica a gravação do seu novo projeto O Sopro e a Percussão, que possibilita o diálogo de duas grandes escolas musicais da cultura pernambucana: metais e percussão.
Serviço:
Gilú Amaral & convidados – 25 anos de percussão
Quando: 24 e 25 de abril, às 16h
Onde: Canal do Youtube do artista
Acesso gratuito

