Governadora e Secretária de Cultura de Pernambuco prestigiam a exposição “Estados da Arte”
Raquel Lyra esteve na mostra acompanhada de outras importantes lideranças da região e do Estado
Postado em: Artes Visuais | Secretaria de Cultura
A exposição ‘Estados da Arte: Uma cartografia da diversidade’, realizada pela Circullus, por meio de incentivo do Funcultura, atraiu, neste primeiro fim de semana de funcionamento, mais de cinco mil visitantes. Entre eles, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que esteve em Caruaru no último sábado (31), prestigiando a abertura dos polos de animação que funcionam no largo da antiga Estação Ferroviária de Caruaru e do Pátio de Eventos.
Raquel Lyra esteve na exposição acompanhada de outras lideranças. Entre elas: da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD); secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula; do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (sem partido); e da secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco. Além, claro, de outras lideranças políticas municipais e estaduais, que acompanhavam a comitiva.
Durante a visita, a governadora conversou com alguns artistas-expositores. Entre eles, Benjamim Feijó, que é natural de Sirinhaém e está com a obra ‘Dia de chuva em Sirinhaém’ (2025) exposta na Estados da Arte. Também com artistas pesquisadores que compõem a mediação educativa, a exemplo de Carolina Katanaua.
De acordo com os registros da própria coordenação da exposição, pessoas de diferentes estados do país visitaram a Estados da Arte somente neste primeiro fim de semana de atividades. Entre eles, destaque para o quantitativo de visitantes de São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Ceará e Paraíba. E também internacionais. Há registros de visitantes de Angola.
O coordenador geral da exposição, Humberto Botão, destaca que já neste primeiro fim de semana diferentes obras foram adquiridas. Elas permanecerão expostas até o fim do mês e serão encaminhadas para os respectivos compradores logo após o fim da mostra de artes visuais. Para Humberto, a aquisição dessas obras é muito simbólica.
“O público visitante está reconhecendo a importância e a potência da exposição e dos trabalhos expostos. E nós conseguimos, nesses três dias, vender várias obras. Quando o público adquire uma delas, ele está reconhecendo e valorizando o fazer artístico das pessoas que contribuem com essa cartografia da diversidade”, comemora Humberto Botão.
ABERTURA - A vernissage da exposição Estados da Arte aconteceu na última sexta (30), e atraiu para o galpão da antiga Estação Ferroviária de Caruaru mais de 300 pessoas. Entre elas, artistas de cidades do Sertão, da Zona da Mata e, claro, do Agreste. Também, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti.
As seguintes cidades estiveram representadas na noite de abertura: Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada, Floresta, Taquaritinga do Norte, Agrestina, Belo Jardim, Garanhuns, Bezerros, Sanharó, Belo Jardim, Gravatá, Lajedo, Limoeiro, Paudalho, Carpina e Sirinhaém. Em alguns casos, por mais de um artista. Além, claro, de Caruaru.
O cantor e compositor Valdir Santos também se apresentou na vernissage, ambientando o espaço com muita música autoral e referências à cultura pernambucana. Já no sábado, ocorreu uma visita mediada por dois dos curadores da Estados da Arte: Carlos Lima e Fykyá Pankararu. Que, juntamente com Rebecca França, fizeram a seleção das obras.
FIM DE SEMANA - Em paralelo a exibição dos trabalhos, três atividades acontecerão no próximo fim de semana: uma oficina sobre ‘Acessibilidade na mediação cultural’, neste sábado (7), das 8h às 12h; outra sobre ‘A arte do cordel e da declamação’, neste sábado (7), das 17h às 19h; e um cine debate intitulado ‘Onde cabe em nós, mulheres?’, neste domingo (8), das 15h às 17h.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para participar, basta fazer a inscrição. O link está disponível na página da Circullus no Instagram: @circullusdeideias. Basta clicar no link disponível na Bio e escolher a atividade a qual deseja participar. Automaticamente, será direcionado para um formulário online de inscrição.
SERVIÇO:
O que: exposição Estados da Arte
Quando: até 28/06
Onde: galpão da antiga Estação Ferroviária de Caruaru
Informações: @circullusdeideias (Instagram)
