Governo do Estado divulga lista preliminar de integrantes eleitos para compor o CEPPC/PE
Postado em: Conselho de Preservação | Fundarpe | Secretaria de Cultura
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, anuncia nesta sexta-feira (18) a lista preliminar dos novos integrantes da sociedade civil que foram eleitos para compor o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE), no biênio 2022-2024. Os fóruns para eleição dos representantes titulares e suplentes dos 14 assentos destinados aos segmentos definidos no art. 4º do Decreto 41.778/2015 aconteceram entre os dias 21 de fevereiro e 18 de março de 2022. Confira aqui a lista.
A eleição do CEPPC/PE foi realizada em duas etapas: habilitação dos eleitores e dos candidatos; fase de votação, que foi completamente virtual, por meio da plataforma Prosas (prosas.com.br). A fase inicial habilitou 1.007 agentes culturais, dentre candidatos e eleitores. Na segunda fase, os habilitados puderam votar nos candidatos indicados para cada segmento.
“Por ser um órgão colegiado e paritário (com a participação de membros do poder público e da sociedade civil), o CEPPC/PE é um espaço plural e extremamente democrático. As discussões e os encaminhamentos dados pelos conselheiros são sempre embasados em pareceres técnicos e qualificados que, por sua vez, refletem-se na escolha desses novos membros que chegam para ampliar e diversificar ainda mais o debate sobre os bens culturais do Estado”, comenta o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freye Neto.
Já o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, destaca que a “eleição consolida a relação, bem como o diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade civil”. “A cada novo pleito, vamos criando e pavimentando políticas públicas para preservação do nosso patrimônio cultural, que é tão rico e diverso quanto os segmentos que se fazem representados no CEPPC/PE”, diz o gestor.
Tendo acompanhado a votação de perto, o presidente da Comissão Eleitoral do CEPPC/PE, Severino Pessoa, ressalta que o pleito virtual veio para ficar. “Desde o ano passado, todo o processo eleitoral do CEPPC/PE tem sido feito por meio da plataforma Prosas. Os agentes culturais pernambucanos já se acostumaram com a nova ferramenta e, por ela nos oferecer bastante transparência e segurança, vamos dar continuidade às eleições virtuais que são bem mais práticas e menos dispendiosas”, coloca Pessoa.
RECURSOS
Os candidatos ou inscritos que, por alguma razão discordem do resultado publicado, poderão recorrer no período de 21 a 22 de março de 2022. Os recursos devem ser enviados exclusivamente pela plataforma Prosas, por meio do preenchimento do Formulário de Recurso ao Resultado Preliminar da Eleição do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC 2022. Para saber mais, acesse: www.cultura.pe.gov.br/editais/edital-do-processo-eleitoral-do-conselho-estadual-de-preservacao-do-patrimonio-cultural.