Grupo São Gens de Teatro disponibiliza espetáculo “Ubuntu” no YouTube
Postado em: Artes Cênicas | Lei Aldir Blanc
Está no ar, mais precisamente no canal do Grupo São Gens de Teatro no Youtube, o espetáculo para a infância e juventude: “Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia”. Baseada na obra de Raul Loudy, a montagem é fruto de uma pesquisa desenvolvida por artistas negros, durante dois anos. O experimento teria a sua estreia no ano de 2020, em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, no entanto, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a estreia não pode acontecer. Por conta da pandemia, todo material audiovisual será gravado em mídias de DVD e será entregue em 20 escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife, para que, na retomada das aulas, os estudantes possam ter acesso à obra artística, além de servir de material didático para que os educadores possam trabalhar em suas aulas durante todo ano. A iniciativa conta com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
O experimento cênico-sensorial infanto-juvenil conta a história da criação do mundo a partir do olhar Afro-brasileiro. Entoado pelos sons, ritmos, cores, músicas e muito axé, a montagem dá vida a história de duas lindas flores pretas, que vivem num colorido jardim na floresta Afrobrasilândia, mas que se questionam todos os dias porque suas cores não estão representadas no arco íris, frente a esse questionamento, elas decidem desbravar toda floresta em busca da resposta. Oxumaré, ao ver o desespero das amigas flores, decide enviar três cores crianças africanas para ajudá-las nessa aventura. A partir daí, sendo conduzidas pelos Orixás e movidas pela energia do Ubuntu, elas iniciam uma linda aventura por entre os mistérios sobre a criação do mundo e do homem aos olhos da Mãe África.
A montagem tem o objetivo de romper as amarras coloniais e difundir por entre as crianças e jovens uma amostra da sabedoria que o Brasil recebeu da África. O experimento tem a finalidade de propagar a cultura africana e afro-brasileira possibilitando aos pequenos uma forma ancestral de passear por entre os mistérios que envolvem a concepção do mundo. Aperte o play e confira: