Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Grupo São Gens de Teatro retorna ao Recife em circulação do Palco Giratório

Em 2022 espetáculo Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré realizou uma circulação nacional com o incentivo do Funcultura

Jorge Farias/Divulgação

Jorge Farias/Divulgação

Cena do espetáculo Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré

O espetáculo Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré, do Grupo São Gens de Teatro, representante pernambucano no 17º Festival Palco Giratório, chega ao Recife na próxima segunda-feira (25). A apresentação ocorre, às 19h30, no Teatro Marco Camarotti do Sesc Santo Amaro.
A montagem já passou por Porto Alegre, Teresina, São Paulo, Petrolina (PE), Fortaleza e Maceió. O circuito ainda prevê apresentações em Natal, Feira de Santana (BA) e Salvador. Para 2024 o grupo já tem programação com a circulação internacional do espetáculo em Portugal, além de festivais internacionais.
Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré coloca em evidência o espaço urbano do Recife e sua relação com as margens discutindo os problemas inerentes ao fluxo contínuo de uma favela, suas poeticidades e mazelas. A peça se baseia no universo do mangue, das palafitas, da maré e da diversidade dos sujeitos e suas narrativas.Busca trazer uma profunda reflexão acerca de temas tocantes à sociedade contemporânea e denuncia a marginalização do indivíduo pobre, preto e periférico.
A favela de palafitas da Ponte do Pina, que foi fonte de pesquisa do grupo, foi extinta, em maio de 2022, depois que foi acometida por um incêndio que a devastou destruindo cerca de 60 % de suas palafitas. A comunidade ribeirinha, composta por muitas famílias que vivem da pesca e seu derivados, foi desapropriada e alguns moradores recebeu uma pequena indenização.
Ao longo de seus 13 anos de atividades artísticas, o Grupo São Gens de Teatro, formado em sua maioria por jovens pretos(as), pobres e periféricos(as), vem desenvolvendo em suas dramaturgias e encenações obras que pensam a margem sob a ótica dos marginalizados. O coletivo entende que esse caminho estético e conceitual é um ato político-social de extrema necessidade para a sociedade contemporânea e que constrói uma linguagem cênica que evidencia as narrativas e os códigos periférico-marginais proporcionando diálogos entre margens, periferias, seus símbolos, signos e discursos.
Em Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré esses princípios potencializam-se ao expor, por meio da representatividade de seus criadores, personagens que escancaram suas feridas sociais e denunciam em suas narrativas o racismo, a homofobia, a violência policial na favela, a solidão da mulher preta, a intolerância religiosa e a desigualdade social. A montagem também exalta a potência criativa da periferia, a resiliência, o povo preto brasileiro, o protagonismo da mulher preta da/na comunidade, as belezas da margem e a cultura da periferia.
A montagem busca provocar reflexões com o objetivo de suscitar que tais problemas sejam banidos do convívio social, além de provocar, por meio de suas obras, o poder público e sociedade civil para que as narrativas marginais tenham seu espaço e que se desconstruam diversos estereótipos direcionados aos marginalizados.
Em sua trajetória, o Grupo São Gens construiu mais de 15 espetáculos, ações performáticas, pesquisas, documentários e livros. Atualmente o coletivo possui em seu repertório três montagens que traduzem sua pesquisa continuada: Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré; Diário da Independência (2019); e o infantojuvenil Eu Conto, Tu Contas, Nós Contamos: Ubuntu, uma Linda Aventura na Floresta Afrobrasilândia (2020), fruto de uma pesquisa de dois anos com um elenco formado majoritariamente por pessoas pretas discutindo sobre negritude para crianças por meio de contos africanos.
Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré já realizou algumas circulações nacionais e participou de mostras e festivais. A estreia foi na 24ª Mostra de Teatro e Dança de Vitória de Santo Antão (Mostev, 2021).
Em 2022 realizou uma circulação nacional com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), com a pesquisa Poeticà Margem, passando pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. No mesmo ano realizou uma temporada com 16 apresentações no Sesc Avenida Paulista.
Também foi selecionado para representar Pernambuco na Mostra Nordeste no 28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE) e se apresentou no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Participou ainda da Cena Expandida do Festival de Teatro do Agreste (Feteag); do 26º Festival de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) e na Mostra As Crespas, realização da Cia. os Crespos.
Em 2023 participou do 29º Janeiro de Grandes Espetáculos sendo indicado aos prêmios de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Técnico.

Serviço:

17º Festival Palco Giratório com o espetáculo Narrativas Encontradas numa Garrafa Pet na Beira da Maré, do Grupo São Gens de Teatro — segunda-feira (25), às 19h30, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro — Rua 13 de Maio, 455, Santo Amaro, Recife. Fone: 81-32161728). Ingressos: R$ 30 e R$ 15,00 (meia), vendidos uma hora antes da apresentação.

< voltar para Artes Cênicas