Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

História ilustrada “Oluyiá no Quilombo dos Palmares” ganha site

“Oluiyá no Quilombo dos Palmares” é um site com um texto ilustrado que conta a narrativa das aventuras vividas por Oluiyá, uma garotinha do Quilombo dos Palmares. É uma história dirigida ao público infanto-juvenil, cujo a protagonista é uma adolescente negra no século XVII, em Pernambuco. A história foi escrita pelo romancista histórico Paulo Santos e ilustrada pelo artista Ayodê França. Por meio desse projeto, a história foi publicada em formato digital com website próprio, graças aos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Essa história narra as peripécias da menina que, aos onze anos de idade, em 1689, é obrigada a abandonar seu Mocambo do Macaco – uma das aldeias que formavam o já centenário Quilombo do Palmares – junto com a sua família e outros moradores, após o ataque uma grande tropa de soldados.

Depois de romper léguas e léguas através das densas florestas da Zona da Mata Sul, os retirantes descobrem, finalmente, um local belíssimo, no alto de um morro, onde reconstroem suas casas, plantações, oficinas, e retomam suas vidas e costumes (que são descritos). E quando são de novo atacados, não têm que fugir novamente, pois Zumbi fizera erguer uma grande cerca em torno da aldeia, muito bem construída, que os protege bem. Dois anos depois, contudo, um exército de nove mil homens – o maior, até então, já formado no Brasil – ataca e derrota Palmares, finalmente.

Por sorte, Oluyiá e sua família conseguem escapar, indo viver no Quilombo do Cumbe, na Paraíba. E a garota, após algum tempo muito triste, fica sabendo que um novo líder, chamado Camoanga, assumira o comando da resistência, em Pernambuco. Então, alegra-se de novo, lembrando-se do que lhe dissera seu pai, o ferreiro Amaro: Zumbi era imortal e Palmares continuaria invencível porque encarnavam o sonho de liberdade, e os sonhos são a coisa mais poderosa que existe.

Essa história é a quinta da série “Pernambukids”, que narra episódios importantes da História de Pernambuco, tendo sempre um adolescente como protagonista. As quatro anteriores foram publicadas em formato impresso pela Editora Kubzac, sendo a primeira delas, “Joaninha no Arraial do Bom Jesus” premiada pela Academia Pernambucana de Letras, em 2015. Para conferir o site, acesse: www.oluyia.art.br.

< voltar para Lei Aldir Blanc