II Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco abre inscrições
Evento promovido pela VouVer Acessibilidade marca o dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e reunirá profissionais de destaque para uma semana repleta de atividades no Recife
Postado em: Audiovisual
com informações da assessoria
Um encontro para vivenciar, discutir, experimentar e refletir sobre a aplicabilidade dos recursos de acessibilidade comunicacional, entre o espectador, o objeto artístico, os artistas, os produtores, os educadores, os seres humanos e a vontade de se ter uma sociedade mais inclusiva. Em comemoração ao dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, dia 21 de setembro, a VouVer Acessibilidade promove o II Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, com o tema “O espectador em questão”, de 18 a 26 de setembro, na Caixa Cultural Recife. O evento já está com as inscrições abertas. Confira AQUI a programação completa e se inscreva.
Palestras, mesas-redondas, exposição de artes visuais, apresentações de dança e de teatro, desfile de figurinos teatrais, visitas guiadas e exibição de curta-metragem erótico farão parte da intensa programação preparada para a 2ª edição do evento. Todas as atividades artísticas serão seguidas de um “Encontro/debate” (que consistirá na abertura de um bate-papo entre os espectadores e os envolvidos nas ações de acessibilidade), e contarão com o recurso da audiodescrição e intérprete de Libras. Além disso, serão ministradas duas oficinas e um curso introdutório de audiodescrição.
Os grandes destaques desta edição são os nossos convidados externos. No dia 18/09, contaremos com a presença do professor Dr. Flávio Desgranges, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, que proferirá a palestra de abertura intitulada “A questão do Espectador”. Flávio é coordenador do iNerTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral- e realizou estágio investigativo acerca da formação de espectadores no Departamento de Sociologia do Teatro da Universidade Livre de Bruxelas (1999/2000). Na ocasião, teremos ainda a presença do professor Dr. Jefferson Fernandes (UFRN), do Rio Grande do Norte, orientador de trabalhos que versam sobre o tema da audiodescrição e da inclusão, para mediar o debate.
Para potencializar o nosso ciclo formativo, receberemos a pesquisadora Ms Bruna Alves Leão, do Ceará, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível pela UECE que ministrará a oficina de Introdução à Legendagem para surdos nos dia 19 e 20 de setembro. Teremos ainda um dos precursores da audiodescrição no Brasil e gestor da Iguale Comunicação de Acessibilidade, Maurício Santana, de São Paulo, que ministrará a oficina “Produção e recursos técnicos para a audiodescrição gravada”, no dia 26 de setembro.
O evento contará também com algumas apresentações artísticas com audiodescrição e intérprete de Libras, dentre elas uma instalação interativa, intitulada “SHTIM SHLIM – o sonho de um aprendiz” do grupo “Os Tapetes Contadores de Histórias”, coletivo carioca de referência nacional na arte de contar histórias, e com a performance “Pé de Saudade”, do grupo pernambucano Coletivo Lugar Comum. Para o setor audiovisual, haverá a apresentação do curta-metragem erótico “Sob a Pele”, de Pedro Sotero e Daniel Bandeira, numa pesquisa instigante sobre audiodescrição e a temática erótica, de Andreza Nóbrega. Além disso, o idealizador da campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”, que no ano passado completou dez anos de luta pela legendagem para acesso das pessoas com deficiência auditiva nos produtos audiovisuais, Marcelo Pedrosa, lançará a campanha na abertura do Encontro.
