“Imagens de uma busca de si”: livro reúne conteúdos inéditos em formato multimídia
Organizada por Márcio Andrade, a obra reúne perspectivas de pesquisadores e artistas de diferentes regiões sobre as escritas de si na literatura e no cinema
Postado em: Funcultura
A escrita de si tem instigado, há muito tempo, artistas de diferentes linguagens, como a literatura e o cinema, a exemplo de Maria Carolina de Jesus, Annie Ernaux, Clarice Lispector, Agnès Varda, José Henrique Bortoluci, Lima Barreto, entre outros. Com a profusão de imagens e de espaços de expressão e visibilidade do “eu”, principalmente com as redes sociais, o fenômeno se intensificou. Atento a esse movimento, o pesquisador, realizador e educador Márcio Andrade organizou o livro multimídia “Imagens de uma busca de si”, que reúne artigos e outros conteúdos sobre o tema em diferentes formatos, produzidos por pesquisadores de várias regiões do país.
O livro ganha uma série de lançamentos presenciais e on-line, em agosto e setembro, em eventos voltados para o fomento, apreciação e reflexão em torno do audiovisual, da cultura e da diversidade. As ações foram iniciadas com a presença de Márcio Andrade no Grande Encontro do Marieta, em São Paulo, no início de agosto. Agora, a obra chega a Pernambuco com a participação do organizador no Festival de Cinema de Caruaru, no dia 23 de agosto, às 20h, no Teatro João Lyra Filho. No dia 25, a apresentação da obra será on-line, dentro da programação do 19º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.
Em setembro, continua uma agenda intensa de lançamentos: no dia 02, às 19h, chega a Triunfo, no Theatro Cinema Guarany; dia 03, estará Afogados da Ingazeira, na Mostra da Diversidade do Sertão do Pajeú, e, no dia 04, na 8ª Mostra Poesia na Tela, em Tabira. No dia 09/09, às 18h, o livro será apresentado no Teatro do Parque, no Recife, dentro da programação do MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco. Expandindo os espaços de diálogo, no dia 18/09, acontecerá uma conversa on-line em torno da publicação, focada na região do Cariri, em parceria com o Grupo Sétima, o Centro Cultural Banco do Nordeste e com a Escola Popular de Audiovisual Cariri (EPAC) da FilmInbrasil.
O livro possui exemplares disponíveis tanto para distribuição gratuita como para venda, além de ter uma porcentagem doada para centros culturais, universidades e outras instituições. Para mais informações sobre como acessar ou adquirir os livros nas versões física e/ou digital, acessar @fric.coes ou mandar e-mail para projetofriccoes@gmail.com.
ESCRITAS DE SI - Márcio Andrade, envolto nos estudos das escritas de si há mais de uma década, quando lançou o livro “Autobiografias do outro – Camadas de selfies em documentários pernambucanos” (2015), percebeu uma curiosidade cada vez maior das pessoas, tanto para a criação de obras artísticas, como livros, quadrinhos e filmes, quanto para a pesquisa acadêmica. A ideia de uma escrita coletiva, portanto, se mostrou cada vez mais latente e estimulante, o que fez com que o projeto F(r)icções abrisse um chamamento público para que artistas, escritores, pesquisadores, curadores, críticos, entre outros, submetessem seus trabalhos.
“Desde que lancei ‘Autobiografias do outro…’, descobri outras formas de escrita, como ensaio, autobiografia, autoficção, documentário autobiográfico, entre outras. Tudo isso me encantava muito e sentia vontade de compilar mais esses estudos, que você não vai ter uma vida toda para fazer, mas que outras pessoas estão realizando, e de prática também, de pessoas que estão fazendo seus projetos autobiográficos, filmes e outros tipos de obras. O livro nasce muito desse desejo de escutar, a partir desses múltiplos formatos, como podcast, artigo escrito, vídeo-ensaio, que eu consumo bastante e produzo também”, reflete o organizador.
Por entender que as escritas de si pressupõem a pluralidade, a convocação dos trabalhos buscou atingir um público amplo, prezando pela diversidade e a representatividade. “Imagens de uma busca de si” compila reflexões pautadas pela interdisciplinaridade, em áreas como cinema, literatura, artes visuais, comunicação, mídia, entre outras. Além de Márcio Andrade, participaram como autores do livro Ana Karla Farias, Ana Paula de Aquino Caixeta, Gabriela Almeida, Juliana Pamplona, Leonardo Simões, Luana Cabral, Marcos Vinicius Yoshisaki, Pedro Henrique Andrade, Roberta Veiga, Sabrina Tenório Luna e Tallýz S. Pereira.
O livro conta ainda com acesso a podcasts e vídeo-ensaios produzidos especialmente para a publicação. Quanto aos podcasts, estes contaram com as participações de Abiniel Nascimento, Allan Ribeiro, Carolina Gonçalves, Chico Lacerda, Coraci Ruiz, Gabriel Tonelo, Hanna Esperança, João Pedro Pinho, Lia Letícia e Luz Mariana Blet. Os vídeo-ensaios abordam de maneira mais conceitual e histórica cada uma das temáticas das partes do livro – documentário autobiográfico, ensaio, autoetnografia, escritas coletivas de si e autoficções –, citando exemplos dos cinemas estrangeiro, brasileiro e pernambucano.
Acessibilidade:
Para ampliar e democratizar o acesso, o livro conta com QR Code com links para os recursos de acessibilidade. No caso dos ensaios em texto, haverá versões em áudio e, nos podcasts, o direcionamento para os arquivos será apresentado no início de cada parte, incluindo a transcrição das conversas. Já os vídeo-ensaios contarão com Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Em todos os lançamentos virtuais do livro haverá acessibilidade em Libras.
Mais informações sobre o Combo Multimídia e Fri(c)ções podem ser encontradas nos sites www.combomultimidia.com e www.friccoes.com e no Instagram: @combomultimidia e @fric.coes, onde serão divulgados detalhes sobre os lançamentos e mais ações do livro.
O livro “Imagens de uma Busca de Si” é uma realização do Combo Multimídia e conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
Datas de lançamento do livro “Imagens de uma busca de si”
23/08 – Festival de Cinema de Caruaru, em Caruaru
25/08 – 19º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero
02/09 – Lançamento no Theatro Cinema Guarany, em Triunfo
03/09 – Mostra da Diversidade Sexual do Sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira
04/09 – 8ª Mostra Poesia na Tela, em Tabira
09/09 – MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, no Teatro do Parque, no Recife
18/09 – Cariri (lançamento online), em parceria com Grupo Sétima

