Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Instituto Brasileiro do Frevo exalta o centenário ritmo pernambucano

Instituição nasceu por iniciativa de alguns nomes do frevo, a exemplo do Maestro Formiga, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e conta com a participação de dezenas de brincantes desta manifestação artística e cultural

Rodrigo Ramos/ Secult PE - Fundarpe

Rodrigo Ramos/ Secult PE - Fundarpe

Instituição nasceu por iniciativa de alguns nomes do frevo, a exemplo do Maestro Formiga, Patrimônio Vivo de Pernambuco

O Instituto Brasileiro do Frevo (IBF) nasce com a tarefa de unir os fazedores deste ritmo, visando promover ações de valorização do Frevo por meio da concepção, produção e realização de ações nas diversas áreas da educação, cultura e arte. Na direção, alguns nomes bastante representativos: Eduardo Araújo, coordenador do grupo Guerreiros do Passo; Ademir Araújo, o Maestro Formiga, Patrimônio Vivo de Pernambuco; Adriana Lisboa, musicista e advogada; Júlio Vila Nova, diretor do Bloco Cordas e Retalhos, Nilo Otaviano, produtor da Orquestra Arruando; e Fabiano Medeiros, criador e maestro da Orquestra Marafreboi, de Brasília (DF). Como sócios fundadores, encontram-se dezenas de maestros, músicos, passistas e dirigentes de agremiações de frevo.

A principal ideia é reforçar o Frevo e os seus pilares: o Frevo-Música, de forma ampla, com todas as interfaces de suas manifestações; o Frevo-Dança, que é o Passo, e todos os seus atores – passistas, porta-estandartes, flabelistas, bonequeiros, escolas e mestres da arte do passo que atuam na sua transmissão, em especial para as novas gerações; as orquestras de frevo, instrumentistas, compositores, arranjadores, intérpretes, coralistas, mestres e maestros do gênero; e, também, as entidades ligadas diretamente com o fazer o Frevo, em especial as agremiações carnavalescas – clubes, blocos, troças, coletivos, grupos carnavalescos e associações congêneres.

O evento vai ser dividido em duas partes. Primeiro, os diretores da entidade farão uma apresentação formal dentro da Casa do Carnaval. Em seguida, uma orquestra formada por músicos parceiros fará um ato simbólico apresentando frevos antológicos no Pátio de São Pedro, realizando uma celebração na ocasião. O momento reunirá também representantes de agremiações, carnavalescos, passistas e amantes do frevo.

Serviço:
Lançamento do IBF – Instituto Brasileiro do Frevo
Data: 14 de setembro (quarta-feira), 10h

< voltar para home