Ipojuca recebe a segunda edição da Celebração da Consciência Negra
Produzida com incentivo do Funcultura, segunda edição do evento acontecerá nesta sexta (2) e sábado (3), em Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas, no município de Ipojuca
Postado em: Cultura popular e artesanato | Funcultura | Serviço Cultural
Costa Neto/Secult-PE

O Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, confirmou presença no evento
Com a proposta de preservar e salvaguardar a cultura de matriz africana de Ipojuca, a RFG Produções e o Centro Cultural Farol da Vila realizam a segunda edição da Celebração da Consciência Negra de Ipojuca. O evento, produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, acontece nesta sexta-feira (2) e sábado (3), com programação na Praça de Eventos de Nossa Senhora do Ó, na Praça do Baobá e em Porto de Galinhas. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Na sexta-feira (2), às 15h30, haverá uma ação com plantio de muda de Baobá, na Praça de Eventos de Nossa Senhora do Ó, seguido por cortejo de capoeiras do grupo Mandinga de Capoeira. Às 16h30, na Praça do Baobá do Ó, será realizada uma apresentação com Mandinga da Capoeira, seguida de exibição de filme com o Cocada Cineclube.
No sábado (3), em Porto de Galinhas, às 16h, a Rua Beijupirá recebe apresentações e shows culturais do Maracatu Alfaias da Praia (Porto de Galinhas), grupo de Hip Hop Cosa Nostra, Ciranda Porto de Galinhas e mestres do Coco Pernambucano, com apresentação especial do Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo do Estado.
‘A 2ª edição da celebração marcará definitivamente a presença de eventos populares em Ipojuca. Com atividades e programação voltadas às potencialidades culturais de raiz na cidade. O foco da iniciativa visa evidenciar a presença negra e salvaguardar, preservar, manter e valorizar os grupos de matriz africana (capoeira, samba de roda, coco, embolada, maracatu), e ritmos urbanos como o hip hop, presentes no município’’ afirma o coordenador geral do projeto ‘’Marcos Moraes’’.
A realização é da RFG Produções, com produção do Centro Cultural Farol da Vila, e incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dop Funcultura. A inicaitiva conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Ipojuca e da Associação dos Artesôes e Empreendedores do Espaço Cultural Artur Maroja.
Serviço:
Celebração da Consciência Negra de Ipojuca (2ª Edição)
Nossa senhora do Ó e Porto de Galinhas
Gratuito
Mais informações: www.instagram.com/faroldavila | www.tfm-producaocultural.blogspot.com | (81) 98621.2148 / (81) 98780.2439
SEXTA-FEIRA (2)
15h – Plantio de Mudas de Baobá com apresentação da Mandinga da Capoeira
Local: Nossa Senhora do Ó (Praça de Eventos)
16h30 –Celebração com a Mandinga da Capoeira e exibição de filme com o Cocada Cineclube
Local: Nossa Senhora do Ó (Praça do Baobá)
SÁBADO (3)
16h – Shows de Cosa Nostra; Ciranda Porto de Galinhas; e Mestres do Coco Pernambucano, com Apresentação Especial do Mestre Galo Preto
Local: Porto de Galinhas (Rua Beijupirá Maracatu Alfaias da Praia)