Lenine traz Rizoma a suas raízes
Compositor se apresenta com o filho Bruno Giorgi no Palco Dominguinhos do FIG 2023
Postado em: Festival de Inverno
Os fãs do compositor, cantor e instrumentista pernambucano Lenine sabem que um dos hobbies do artista é cuidar de plantas, especialmente as orquídeas, pelas quais é apaixonado. No 31º Festival de Inverno de Garanhuns, não por acaso, o músico apresenta seu show Rizoma, ao lado do filho Bruno Giorgi (também diretor musical do espetáculo), nesta sexta-feira (21), às 23h10, no Palco Mestre Dominguinhos.
Segundo o dicionário, rizoma é um “caule subterrâneo e rico em reservas, comum em plantas vivazes, caracterizado pela presença de escamas e gemas, capaz de emitir ramos folíferos, floríferos e raízes”. No sentido figurado, a palavra também significa “base sólida que legitima ou autoriza alguma coisa; fundamento, raiz”. E é essa base sólida, da própria carreira de mais de 40 anos, que Lenine quer mostrar ao público.
O repertório, que inclui canções como Castanho (parceria de Lenine com Carlos Posada), Martelo Bigorna, Leve e Suave, O Dia em que Faremos Contato (com Bráulio Tavares), Tubi Tupy (com Carlos Rennó), Jack Soul Brasileiro e Paciência (com Dudu Falcão), serve como uma plataforma para que pai (voz e violão) e filho (baixo, bandolim, teclados, voz e sampler) compartilhem com a plateia versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos formando uma teia diversificada de caminhos musicais.
A ideia do show vem de um período pré-pandêmico, quando Lenine e Bruno começaram a experimentar uma outra maneira de reproduzir as canções. “Rizoma surgiu de todos os incômodos e sentimentos causados pela pandemia. Foi o estímulo necessário para que eu pudesse retomar o prazer por tocar. E Bruno foi essencial nesse processo”, comenta o compositor.
A setlist abrange todos os álbuns já lançados pelo músico capturando elementos das gravações originais, transportando para o palco o ambiente sonoro de cada faixa e explorando as ligações entre as diferentes referências artísticas.
