Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Lia Letícia encerra no Rio de Janeiro a exposição Desculpe Atrapalhar o Silêncio de Sua Viagem

No sábado (26), às 16h, Lia Letícia, a doceira Cláudia Topázio, que atua na Saara, e a curadora Clarissa Diniz conversam no Centro Cultural Hélio Oiticica sobre o processo de criação

Mari Bley/Secult-PE/Fundarpe

Mari Bley/Secult-PE/Fundarpe

Exposição conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

A exposição Desculpe Atrapalhar O Silêncio De Sua Viagem, primeira individual de Lia Letícia no Rio de Janeiro, chega em sua reta final neste sábado (26), no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Para celebrar o encerramento, às 16h, haverá uma conversa aberta da artista com a curadora Clarissa Diniz e com a doceira Cláudia Topázio, que participou da obra Doçura Carioca. No dia, também será realizado o lançamento da publicação digital, online e gratuita, sobre a exposição. A exposição, que tem curadoria de Clarissa Diniz, é uma realização de Rosa Melo Produções Artísticas, e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Em Doçura Carioca, ação educativa desenvolvida ao longo da exposição no Rio de Janeiro, Lia Letícia e Cláudia Topázio, pastora e empresária do ramo de doces, coletaram fotos, vídeos e relatos tanto no espaço expositivo quanto na banca da rua Buenos Aires, na Saara, onde Cláudia vende seus doces.

Essas experiências serão compartilhadas na conversa no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, que se tornou um lugar para a partilha de alimentos, saberes, afetos e reflexões sobre trabalho, comércio e direito à cidade.

“Na conversa aberta falaremos sobre essa vivência conjunta, tanto na exposição, quanto na rua onde Claudia vende seus bolos. Assuntos como direito a cidade, condições dignas de trabalho e relações de ajuda mútua entre trabalhadores informais foram o foco do trabalho. Claudia, como expositora no centro da cidade, acaba se tornando algo como uma escultura social de afetos”, afirma Lia Letícia.

Na ocasião, além da degustação dos bolos, serão apresentados relatos, fotos, vídeos e um texto produzido conjuntamente entre a artista e a Claudia Topázio nos encontros que se deram tanto na galeria como no ponto de venda de Cláudia, na Rua Buenos Aires, na Saara.

Doçura Carioca retoma, no Rio de Janeiro, o trabalho que Lia Letícia desenvolveu no Recife, no início deste ano, quando propôs a um grupo de mulheres da Vila Vintém, comunidade que há décadas ocupa uma das áreas mais valorizadas da capital pernambucana, uma conversa sobre o lugar do doce em suas vidas, compartilhando experiências e receitas. Juntas, Diana Fernandes, Maria José Félix, Maria Ceça de Souza e a artista fomentaram rodas de conversa e desenvolveram um bolo de goiabada e limão que recebeu o apelido de Doce Vintém, espalhando doçura por entre as memórias daquele território de luta contra a desigualdade, o racismo e a especulação imobiliária.

A exposição Desculpe Atrapalhar o Silêncio de Sua Viagem apresentou singularidades do percurso da artista gaúcha radicada no Recife, que busca redimensionar e representar corpos invisibilizados ou excluídos da história oficial da arte. A mostra apresenta obras, práticas, intervenções e documentos que, conectando Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Serviço:
Desculpe Atrapalhar O Silêncio De Sua Viagem
Encerramento e Conversa Aberta |Doçura Carioca
Lia Letícia, Cláudia Topázio e Clarissa Diniz
Sábado (26) | 16h
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, 68 – Centro, Rio de Janeiro)
*haverá transmissão simultânea em libras | Instagram

< voltar para Funcultura