Livro reúne charges de Clériston sobre Ditadura
Postado em: Artes Visuais
O cartunista pernambucano Clériston lança neste sábado, 30/4, a publicação Minha Verdade sobre a Ditadura em 64 charges. A obra chega ao público em um momento no qual “passados pouco mais de 50 anos do Golpe de 1964, vejo com tristeza muitos jovens que não viveram sob um regime autoritário simpatizarem ou mesmo apoiarem pessoas ou grupos que pedem a volta da ditadura”, lamenta o chargista.
Ainda de acordo com Clériston, a publicação pretende “ser uma voz contra todas as ditaduras e contra o estabelecimento na sociedade de regimes que se pautam sob a lógica do terror, da repressão e do cerceamento das liberdades das pessoas em suas vidas afetivas, familiares, educacionais, culturais e profissionais”. Nesse sentido, cada charge selecionadas está acompanhada de uma crônica, sugerindo ainda mais reflexões e cr´sitica sobre o atual momento social e político brasileiro.
As charges reunidas foram originalmente publicadas no jornal Diario de Pernambuco, entre os anos de 1976 e 1986, período em que os profissionais de imprensa precisavam lançar mão de muita criatividade e de uma linguagem quase sempre metafórica para driblar a censura.
SERVIÇO
Lançamento do livro MINHA VERDADE SOBRE A DITADURA EM 64 CHARGES (160 páginas), do cartunista CLÉRISTON
Sábado, 30/4 | A partir das 18h
Boteco Porto Ferreiro (Av. Rui Barbosa, 458, Recife-PE).
