Livro sobre a Revolução de 1817 terá lançamento na Semana do Patrimônio Cultural
Nesta terça (24) também será realizado o último dia do 1º Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
Chegando ao fim da sua programação oficial, a 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco realizará, nesta terça-feira (24), duas ações que trazem reflexões sobre a importância da preservação dos patrimônios e da memória como forma de contribuir na história e cultura pernambucana. Pela manhã, haverá o encerramento do 1º Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, que reuniu por dois dias dezenas de representantes municipais para debater o tema. À tarde, é a vez do lançamento do livro “O Recife da Revolução Republicana de 1817”, escrito por José Luiz Mota Menezes, e produzido com incentivo do Funcultura.
A programação desta terça-feira (24) tem início às 8h30, com transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/SecultPE).
PARCERIA MUNICIPAL - No primeiro dia do encontro, nesta segunda (23), a equipe da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe apresentou aos gestores municipais participantes as políticas estaduais voltadas para a preservação do patrimônio e promoveu uma escuta com os municípios participantes.
De acordo com Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, este encontro tem o objetivo de chamar os municípios para o compromisso com a preservação e o patrimônio no caso dos bens ferroviários de Pernambuco. “É um debate cada vez mais presente na sociedade, e não está presente só na capital, e sim em todos os municípios do Brasil. A presença dos gestores municipais neste evento é um gesto muito importante voltado para a preservação da história e da nossa memória”.
REVOLUÇÃO DE 1817 – O livro “O Recife da Revolução Republicana de 1817”, de José Luiz Mota Menezes, será lançado durante a programação da Semana às 17h. A obra apresenta um rico conteúdo que reúne informações sobre a Revolução de 1817, e representa uma significativa contribuição para a história e cultura pernambucana.
“Durante o evento haverá uma apresentação sobre o assunto com o historiador do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, George Cabral, e uma explanação sobre o projeto contemplado pelo Funcultura que originou o livro com a produtora e turismóloga Clarice Fraga”, detalha Renata Echeverria, coordenadora da Semana do Patrimônio Cultural, que mediará o lançamento do livro.
TRANSMISSÃO - A 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e tem suas ações transmitidas no canal no Youtube da Secult-PE/Fundarpe (www.youtube.com/SecultPE). Clique aqui e confira o folder da programação.
