Lucas dos Prazeres leva “O som da Vida” para o MEPE
Percussionista também está lançando single do DVD "Repercutir", que aguarda pela pós-produção
Postado em: Música
Beto Figueirôa

Lucas aposta na ação em rede para viabilizar seu primeiro DVD com a Orquestra dos Prazeres
Neste sábado (04), Lucas dos Prazeres estará no projeto Ouvindo e Fazendo e Música, no Museu do Estado de Pernambuco. Ele vai apresentar o repertório do espetáculo solo O Som da Vida, lançado em 2013, baseado em cantigas, canções de ninar, maculelê, capoeira, percussão e voz. “Esse espetáculo se tornou marcante pra mim porque foi num momento que eu estava passando por uma crise, de questionar a minha identidade enquanto artista e eu quis levar isso pra cena. O que vai acontecer no MEPE é uma retomada desse espetáculo que é lindo e que eu adoro fazer, só que não tive tempo de apresentá-lo mais porque logo em seguida recebi o prêmio pra gravar o DVD da Orquestra. Como é um espetáculo que tem uma mobilidade maior de ir pros lugares, porque é só a minha mochila e os instrumentos, eu pretendo dar um giro com ele, fazê-lo mais vezes.”
Antes da apresentação musical marcada para as 17h, Lucas vai ministrar, às 15h, a oficina Viva a percussão (o despertar da pirâmide rítmica), às 15h. “É uma oficina que não é pra músico nem pra percussionista e sim pra todo mundo e pra todas as idades. Criança pode fazer, idoso. Porque eu trabalho a percussão através da perspectiva natural do corpo se mover, do ritmo do seu caminhar. Trabalho muito com palma de mão. É uma oficina que agrega as pessoas no sentido de se voltar pra um silêncio que a gente perdeu no dia a dia. Essa é a grande mensagem. No meio dessa poluição sonora, onde a gente nem tem mais habilidade pra ouvir porque estamos tão impregnados nela, a oficina é uma busca a esses santuários do silêncio. Será um momento da gente se conectar do que propriamente uma oficina de percussão, de pegar um instrumento e aprender um ritmo.”
SINGLE PARA STREAMING – Gravado ao vivo e sem cortes no Teatro Luiz Mendonça em novembro de 2014, mês da Consciência Negra, o DVD Repercutir, do percussionista Lucas dos Prazeres, teve o primeiro single disponibilizado para streaming e download no site do artista. Batizada de Saudação a Xangô, a canção é uma reverência ao orixá de cabeça do percussionista, a quem ele pede passagem e presta homenagens. ”Xangô é o orixá da justiça, do fogo. A minha vida inteira se resume a essa reza, que fala especificamente da fartura, a fartura de amor, de comunhão, de união entre a família e não só da fartura em cima da mesa. Ela resume bem tudo que está acontecendo nesse DVD, que é a minha família junta no palco. Ali estão não só a minha mãe, minha filha, meu irmão e minha esposa, mas também os meus sobrinhos, cunhado e vizinhos que muitas vezes são como primos “, explica o percussionista e bailarino, regente da orquestra dos Prazeres.
“A cultura afro na minha casa foi mais do que estudada, ela foi realmente vivenciada, as datas de festejo, na maneira de se vestir, de se alimentar, na maneira de cuidar do outro e de olhar pro meio ambiente. A filosofia da minha casa sempre foi entender das suas raízes culturais pra poder saber com firmeza pra onde você quer ir. Nesse sentido, a Saudação a Xangô resume em som, em energia e em palavra tudo isso que eu prego no DVD Repercutir, que é a minha vivência do aprendizado pela prática cultural, do meu nascimento até meus 32 anos hoje “, avalia o músico, cujo DVD traz uma fusão dos elementos da cultura afro e da cultura popular do Nordeste, alargados em arranjos modernos e uma sonoridade de impressionar.
A gravação de Repercutir foi possível graças à aprovação de um projeto no Prêmio Funarte de Arte Negra, que contemplou a estrutura de produção e captação do DVD. Agora, Lucas busca, de forma independente, financiar a pós-produção, prensagem e lançamento do álbum, apostando na ação em rede para viabilizar o lançamento. Para isso, iniciou a pré-venda do trabalho em seu site. A compra antecipada do álbum duplo Repercutir (DVD+CD) está disponível no valor de R$ 30 (trinta reais). ”Ele já está editado, todo pronto. Agora está faltando fazer uma prensagem de mil cópias seguida do lançamento. Me dá uma angústia olhar pra prateleira e ver o meu sonho ali em cima em vez de estar na rua. Está difícil captar recursos“, comenta.
Uma cerimônia de lançamento será oferecida aos apoiadores que participarem da campanha, numa noite de autógrafos com os músicos, que farão uma roda de afoxé e de coco na Loja PassaDisco, onde o DVD será vendido. Contribuições livres e doações podem ser feitas através do e-mail: vamosrepercutir@gmail.com.
HISTÓRICO – Filho de Recife e Olinda, nascido no Morro de Nossa Senhora da Conceição, músico, bailarino e produtor, Lucas dos Prazeres é o exemplo máximo da versatilidade da cultura pernambucana na contemporaneidade. Ele iniciou sua carreira dançando e migrou para a percussão na criação e execução das trilhas sonoras dos espetáculos estreados pela ONG: Centro Cultural Maria da Conceição, projeto social fundado pela sua família, que atendia crianças e jovens na zona norte do Recife. O artista já rodou o mundo e estabeleceu parcerias com importantes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Naná Vasconcelos, Elba Ramalho, André Rio, SpokFrevo Orquestra, entre outros.

