Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Lucas Oliveira apresenta live “Toadas e Choros de João Pernambuco” no YouTube

O show será exibido na sexta-feira (23), às 19h, pelo canal youtube.com/lucasoliveirarecife

Divulgação

Divulgação

A apresentação de Lucas Oliveira revisita o repertório do compositor João Pernambuco

No Dia Nacional do Choro, celebrado nesta sexta-feira (23), o músico Lucas Oliveira apresenta a live “Toadas e Choros de João Pernambuco”, a partir das 19h, em seu canal no YouTube: www.youtube.com/lucasoliveirarecife. Com seu violão e a participação da atriz e cantora Maria Oliveira, o show é todo inspirado no universo musical de João Teixeira Guimarães, o João Pernambuco. Nascido na antiga cidade de Jatobá, hoje Petrolândia, no sertão de Pernambuco, em 1883, e falecido no Rio de Janeiro em 1947, João Pernambuco foi um dos protagonistas da construção da linguagem do violão brasileiro e do choro. O espetáculo foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco 2020, no edital Criação, Fruição e Difusão.

O repertório inclui músicas que fazem parte do repertório mais querido por violonistas e pelo público do Brasil, a exemplo de “Sons de Carrilhões”, “Interrogando e Graúna”; ao lado de peças menos conhecidas, como “Saudosa Viola” e “Gritos d’Alma”. Choros, valsas, toadas, tangos e a marca inconfundível do estilo de João Pernambuco, que explora com criatividade e sentimento os recursos sonoros e expressivos do violão.

As canções de João Pernambuco, vertente marcante de sua obra, também são exploradas. Além de “Luar do Sertão”, que se tornou uma marca da identidade cabocla, sertaneja, brasileira, João deixou várias canções que trazem um verdadeiro retrato sonoro de suas vivências com as tradições culturais do Nordeste e a poética popular de emboladores e violeiros.

A direção musical, captação de imagem e som e edição de vídeo foram feitas por Lucas Oliveira. Maria Oliveira organizou a questão visual e cênica. A masterização de som foi feita pelo músico Poli Brandani no Estúdio Bordão da Mata, em Borda da Mata-MG.

ARTISTA – Lucas Oliveira é músico, professor e pesquisador. Produz trabalhos a convite de espaços culturais e escolas públicas de Pernambuco. Já participou de shows ao lado da Banda de Pau e Corda, Vital Farias e Elomar. Faz parte da Cia. Artística Mamulengos e Catrevagens, onde trabalha também como ator bonequeiro. Maria Oliveira é atriz, cantora, bonequeira e bibliotecária. Participou cantando no especial televisivo Morte e Vida Severina e em discos de Walmir Chagas e Erasto Vasconcelos. Desde 2015 realiza recitais ao lado de seu filho Lucas, explorando o cancioneiro brasileiro.

Serviço
Live ”Toadas e Choros de João Pernambuco”, com Lucas Oliveira e participação de Maria Oliveira
Quando: 23 de abril de 2021 (sexta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal: www.youtube.com/lucasoliveirarecife

< voltar para Lei Aldir Blanc