Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Luís Horácio monta exposição retrospectiva em Olinda

A mostra "O Ser é Redondo" celebra os 25 anos de carreira do artista

Juliano da Hora/Divulgação

Juliano da Hora/Divulgação

A exposição de Luís Horácio ficará em cartaz na Biblioteca Pública de Olinda

Artista autodidata, o pintor pernambucano Luís Horácio inaugurará, no dia 19/11 (quinta-feira), a exposição O Ser é Redondo, na Biblioteca Pública de Olinda. A mostra, que estabelece, segundo o próprio Luís, “uma ponte entre o antigo e o novo”, reúne 25 pinturas em acrílica sobre telas, dos mais variados tamanhos e fases da carreira do artista. “Essa construção do novo que pode parecer muito antiga, e do velho que pode parecer muito novo abre espaço para uma discussão muito rica entre o artista e o público. Na verdade, é o público que dá uma bússola ao artista, sendo esta resposta muito simples e sincera”, disse Horácio. A abertura, só para convidados, acontecerá às 19h30. Já a visitação, que é gratuita, começa no dia 20 e segue até o dia 27/11, das 9h às 18h.

Juliano da Hora/Divulgação

Juliano da Hora/Divulgação

Mostra reúne telas dos mais variados tamanhos e fases da carreira do artista

O visitante, que for conferir as obras da exposição, poderá ter um contato direto com o artista em todos os dias da mostra. A intenção é proporcionar ao público uma leitura referencial para construir opiniões, discussões e ligamentos, junto ao criador das obras. “Uma obra de arte é o aparecimento do artista, onde ele expressa o que vai se tornar apto para ser mostrado. Construo, desenvolvo a temática filosófica e utilizo as cores e formas geométricas nas minhas pinturas para apresentar ao público o resultado final, possibilitando um diálogo”, acrescentou Luís.

Sobre o artista
Luís Horácio Carvalho, natural do Recife, iniciou sua saga pelas artes plásticas na década de 80. Sua primeira exposição ocorreu em 1994, após cinco anos de dedicação à pintura. Nos seus quase 25 anos de carreira, passou por diversas fases dentro de sua própria pintura, transitando entre paisagens, personagens, animais, música e circo, através de formas geométricas, cores vibrantes e texturas, garantindo a identidade e a harmonia das composições.

Horácio dividiu sua carreira entre Pernambuco e a Inglaterra, mantendo o seu ateliê em Olinda. Ele já participou de sete exposições em Londres, Oxford e Salisbury, três delas individuais, em espaços culturais ou galerias. Esse trânsito internacional explica parte da inexatidão regional ou cultural que influencia a construção de suas figuras, estruturando um estilo de arte de referências mágicas, lúdicas e universais.

Serviço
Exposição O Ser é Redondo, de Luís Horácio
Abertura: 19/11 (quinta-feira), às 19h30
Visitação Gratuita: De 20 a 27 de novembro de 2015, todos os dias, das 9h às 18h
Local: Biblioteca da Cidade de Olinda – Av. Liberdade, 100 – Carmo – Olinda – PE

< voltar para Artes Visuais