Lula Côrtes revivido em cores e sons
Postado em: Artes Visuais | Audiovisual | Música
por Leonardo Vila Nova
Luiz Augusto Martins Côrtes, nascido no dia 9 de maio de 1949, sob o signo de Touro, veio ao mundo predestinado a deixar, de forma arrebatadora, sua marca humana e criadora. Cantor, compositor, músico, pintor e poeta, Lula Côrtes, nome que o batizou no universo artístico, deixou como legado discos antológicos (Paebirú, Satwa, Rosa de sangue, O gosto novo da vida, entre outros), canções perenes e quadros de belíssima expressão. Todas essas facetas serão celebradas neste sábado (9), quando faria 66 anos, no Texas Café Bar (Boa Vista). A partir das 14h, a exposição O peso das cores vai agregar uma programação inteiramente dedicada a Lula, com audição de discos, exibição de filmes e shows em homenagem ao músico.
O peso das cores é uma série de sete pinturas em óleo sobre tela. Com a morte do artista, a obra permaneceu inacabada, tendo dois desses quadros sido apenas esboçados a lápis. A exposição também conta com fotos e encartes de seus discos. A partir das 18h, serão exibidos dois filmes que retratam o artista: os curtas O mago das artes (2014), de Kátia Mesel, e Lula em cortes (2010), de Marcos Santos.
Para encerrar a programação, a partir das 20h, músicos da cidade subirão ao palco para cantar a obra de Lula Côrtes. Serão shows de Aninha Martins, Coxas d’Amélia, Devotos, Juvenil Silva, Natália Meira e Má Companhia. Cada um deles irá reinterpretar canções emblemáticas do repertório de Lula. Nos intervalos, discotecagem de Bruno Firmino.
Programação
14h | Abertura da exposição de quadros, capa de discos e fotos; Audição de vinis
18h | Exibição dos filmes:
- Lula em Cortes (2010, dir. Marcos Santos)
- Mago das Artes (2014, dir. Kátia Mesel)
20h | Shows com Aninha Martins, Coxas d’Amélia, Devotos, Juvenil Silva, Natália Meira e Má Companhia
SERVIÇO
Lula Côrtes – O peso das cores
Sábado (9), a partir das 14h
Texas Café Bar | Rua do Rosáro, nº163, Pátio de Santa Cruz, Boa Vista – Recife/PE
Entrada gratuita
