Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

MAMAM inaugura a exposição ‘Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas’

Divulgação

Divulgação

Pintada por Tereza Costa Rêgo, o quadro “Ofélia do Capibaribe” será uma das obras que o público poderá conferir na exposição do MAMAM

Refletindo sobre representatividade de gênero na construção de seu acervo, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) reúne obras de artistas mulheres na exposição “Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas”, com abertura marcada para a próxima quinta-feira (9), a partir das 19h. A mostra conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Realizada a partir do acervo do MAMAM, a exposição traz obras de artistas de diferentes gerações, com técnicas e estilos diversos, e discute a presença e ausência desses corpos e sua representatividade em um acervo importante, apresentando obras de Tereza Costa Rêgo, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Adriana Varejão, Oriana Duarte, entre outras.

A mostra surge a partir de uma pesquisa do grupo de estudos curatoriais do projeto ‘Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas’, formado por pesquisadoras e pesquisadores que compõem a equipe curatorial da exposição, coordenados por Ana Luisa Lima, crítica de arte, natural de Pernambuco.

Segundo Mabel Medeiros, diretora do MAMAM, a exposição marca uma celebração: “Consideramos ainda muito importante discutir a trajetória dos 25 anos do MAMAM, a partir das obras, da formação do acervo, suas representações e ausências. Apontar a presença destas mulheres – e tensionar a ausência de tantas outras – é repensar esse lugar de apagamentos dentro do sistema das artes visuais, e apontar possibilidades de novas referências e representações”.

“Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas” ainda contempla a doação de duas obras das artistas Ana Lira e Milena Travassos para o acervo do MAMAM. A iniciativa, em seu catálogo impresso, assim como na criação da mostra, tem a intenção de acentuar e refletir sobre as perguntas necessárias sobre as ausências de artistas e suas representatividades de gênero, classe social, etnia e racialidade na construção de acervo do Museu.

A mostra contará com recursos de inclusão, como acesso para cadeirantes, e audiodescrição, realizada pela COM Acessibilidade.

Serviço
Exposição ‘Das Coisas Políticas e as Políticas das Coisas’
Abertura: 9 de junho de junho de 2022 (quinta-feira), às 19h
Visitação até 30 de julho. De terça-feira a sábado, 12h às 17h
Endereço: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) – Rua da Aurora, 256, Boa Vista – Recife/PE
Acesso gratuito

< voltar para Funcultura