Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Manuel Bandeira: 139 anos do poeta pernambucano ganha programação especial

Um dos principais nomes da literatura brasileira será homenageado com atividades literárias, culturais e educativas na próxima terça-feira (22); ação será realizada no Espaço Pasárgada

Manuel Bandeira em 1966 / Foto: Arquivo Nacional

Poeta, modernista, professor, crítico, integrante da Academia Brasileira de Letras e pernambucano, Manuel Bandeira (1886-1968) é sinônimo de orgulho para a cultura do Estado. No próximo dia 19 de abril, um dos principais nomes da literatura brasileira completaria 139 anos. Com um legado que segue vivo, este patrimônio cultural receberá homenagem na próxima terça-feira (22) em uma programação especial e aberta ao público de forma gratuita. A iniciativa será realizada no Espaço Pasárgada – equipamento responsável pela preservação das obras do artista, no bairro da Boa Vista, no Recife, gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e a Secretaria de Cultura de Pernambuco – SECULT.

Contando com atividades literárias, culturais e educativas nos três turnos, a celebração fará parte de um calendário que já acontece há 12 anos no sobrado Nº 263 localizado na Rua da União – onde o poeta viveu parte da sua infância, dos 6 aos 10 anos, e que leva o nome de um dos seus poemas mais conhecidos, intitulado ‘Vou-me embora pra Pasárgada’. O prédio, construído ainda em 1825, é tombado pelo Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, e, atualmente, funciona como um museu-casa de vivência da literatura nacional, principalmente, da obra de Bandeira.

A coordenadora de Literatura da SECULT, Juliana Albuquerque, pontua a importância da ação ser realizada em um espaço que traduz um período de vivência do poeta. “Ficamos felizes em realizar uma homenagem acessibilizando a literatura, que é algo que perpassa todos os públicos e todas as idades, em um espaço onde o poeta cresceu, conviveu em tais paredes e existem tantas memórias a serem partilhadas. Acredito que ler as obras de Manuel Bandeira é ler o Recife, então ter o evento neste espaço traduz muito do seu legado”, destaca.

Para este ano, a programação começa no jardim do Espaço Pasárgada, com o tradicional Escambo de Livros, no horário das 9h às 17h, para quem desejar trocar obras literárias por outras – exceto didáticas e religiosas. Já a partir das 15h, as atividades seguem com a Contação de Histórias – Na rua do Sabão e outros poemas brincantes de Manuel Bandeira, ministrada por Érica Verçosa, com uma mediação de leitura para todos.

Encerramento especial

Os poemas de Bandeira e a arte da oralidade com o improviso se fundem para dar fim às atividades em homenagem ao poeta. A partir das 19h, uma performance poético-musical e uma roda de poesia, com uma das vozes mais potentes da literatura pernambucana na atualidade, Luna Vitrolira, e as poetas Odailta Alvez, Bell Puã, Aishá Lourenço e Ezter Liu, prometem atravessar os presentes através das palavras.

Serviço

139º ANIVERSÁRIO DO POETA PERNAMBUCANO MANUEL BANDEIRA

22 de abril, a partir das 09h

Espaço Pasárgada (Sobrado da R. da União, 263 – Boa Vista, Recife)

PROGRAMAÇÃO

09h às 12h I 13h às 17h

Escambo de Livros

15h às 17h

Contação de Histórias – Na rua do Sabão e outros poemas brincantes de Manuel Bandeira, com Érica Verçosa

19h

Performance poética-musical e roda de poesia, com Luna Vitrolira e as poetas Odailta Alvez, Bell Puã, Aishá Lourenço e Ezter Liu

 

< voltar para Literatura