Maracatu Águia Misteriosa promove aula-espetáculo do litoral ao Sertão
Iniciativa conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura
Postado em: Funcultura
O Maracatu Águia Misteriosa vai realizar uma série de apresentações da aula-espetáculo em cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Entre esta quarta (9) e sexta-feira (11), escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado receberão o projeto O Voo da Águia: do Terreiro à Escola, que tem em seu objetivo a promoção de um contato direto com uma das riquezas e Patrimônios Imateriais do Brasil em Pernambuco, o Maracatu de Baque Solto. A iniciativa conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.
A ação, idealizada pelo Maracatu Águia Misteriosa, de Nazaré da Mata, celebra os 32 anos de existência do grupo e tem a concepção, elaboração e produção geral do professor e produtor cultural Clébio Marques, CEO da Usina Produções.
Na aula-espetáculo, são explanados os elementos que compõem a manifestação cultural, a exemplo dos principais personagens, trajes, manobra e musicalidade, além da interação com o público. Trata-se de uma verdadeira salvaguarda dessa manifestação cultural, que conta com cerca de 120 integrantes.
Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe

Na aula-espetáculo, são explanados os elementos que compõem a manifestação cultural doo Maracatu de Baque Solto
Em cada uma das cidades visitadas o projeto irá promover um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Coco Canavial, em Nazaré da Mata; o Caboclinho Tapuias Camarás, em Camaragibe; o Boi Surubim, em Surubim; e, o Maracatu Raízes do Sertão, em Arcoverde.
Maracatu de Baque Solto – Essa expressão popular, associada ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco, tem como personagem central o Caboclo de Lança e envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas.
O aspecto sagrado, religioso e ritualístico perpassa o folguedo durante todo o ano, em que se dão os ensaios ou sambadas, além das apresentações no período carnavalesco, caracterizando-o, fundamentalmente, como possuidor do “segredo do brinquedo”. Nas apresentações, o mestre de cada maracatu entoa loas em marchas, sambas e galopes acompanhados do Terno (conjunto de músicos), enquanto no terreiro do maracatu os caboclos de lança, baianas e arreiamás se exibem fazendo suas manobras.
Fundado no dia 3 de março de 1991, o Maracatu Águia Misteriosa mantém o trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do patrimônio imaterial, do carnaval pernambucano e da Cultura Popular em toda a sua plenitude.
Solidariedade – Em seu último dia de realização, uma apresentação especial será promovida no Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE). Serão arrecadados donativos para a Casa Irmã Guerra, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, localizada em Nazaré da Mata, que há 92 anos acolhe pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e atualmente atende cerca de 80 idosos.
Confira a programação completa:
Quarta-feira (9)
10h – Escola Dom Ricardo Vilela (Nazaré da Mata)
Intercâmbio: Coco Canavial
16h – EREFEM Francisco de Paula Correia de Araújo (Camaragibe)
Intercâmbio: Caboclinho Tapuias Camarás
Quinta-feira (10)
10h – EREF Maria Cecília Barbosa Leal (Surubim)}
Intercâmbio: Boi Surubim
Sexta-feira (11)
10h – EREM de Arcoverde (Arcoverde)
Intercâmbio: Maracatu Raízes do Sertão
19h – UPE – Campus Mata Norte (Nazaré da Mata)
Apresentação Especial
