Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Maracatu Nação Raízes de Pai Adão realiza festividade em prol de sua sede

Evento 'Minha Sede, Minha Vida' marca a campanha inicial da agremiação, para que a sua tradição conquiste uma sede própria, destinada para as suas ações culturais.

Cristiana Dias

Cristiana Dias

Apresentação do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão no 21º Festival de Inverno de Garanhuns.

Com o objetivo de sensibilizar a cultura pernambucana, para que os projetos de formação e também a tradição iniciada em 1998 seja levada adiante, o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão estará realizando nesta sexta-feira (25), a festividade ‘Minha Sede, Minha Vida’. A partir das 20h, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá, o Grupo Bongar, o Afoxé Povo de Ogunté, o Coco das Estrelas, o Oju Obá e o próprio Raízes de Pai Adão, estarão contagiando o público presente na quadra da Escola de Samba Gigante do Samba, no Recife. O valor simbólico do ingresso individual custa R$ 5.

“Não estamos fazendo o evento para arrecadar dinheiro, mas sim, para que a partir dele possamos contar com a ajuda de pessoas e entidades interessadas em contribuir com o desenvolvimento de nossas ações. Já possuímos o projeto arquitetônico e o espaço que pretendemos adquirir, é devidamente apropriado para as necessidades iniciadas há mais de 10 anos, nas proximidades do Sítio de Pai Adão”, explicou Jorge Carneiro, um dos diretores da agremiação.

Possuindo um trabalho de parcerias articulado como fonte de sustentabilidade, a atual sede do maracatu, que é alugada, abriga ainda os grupos Capoeira Convenção de Pernambuco, Boi Malabá, Caboclinhos Rei Tupinambá, Urso do Ovão, Coco das Estrelas, Coco Zé Pretinho, Companhia de Dança Dançantes do Passo e Afoxé Povo de Ogunté, que oferecem oficinas de dança afro e dança popular, percussão, confecção de instrumentos, capoeira, maculelê, caboclinhos, afoxé, confecção de adereços e informática.

A finalidade do evento visa ser o início da campanha de arrecadação e financiamento para a compra da sede própria do maracatu, consolidando o projeto de suas atividades culturais. O Sítio de Pai Adão, como também é conhecido o terreiro onde o maracatu foi originado, é o único protegido com o tombamento a nível estadual, em vista de seu reconhecimento como patrimônio cultural de Pernambuco.

Serviço:
Festividade “Minha Sede, Minha Vida”
Quando: sexta-feira, 25 de setembro
Horário: a partir das 20h
Local: Escola de Samba Gigante do Samba (Rua das Crianças, nº 63, Bomba do Hemetério, no Recife)
Entrada individual: R$ 5

< voltar para Cultura popular e artesanato