Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Maracatus de Olinda celebram seu dia estadual com cortejo pelas ladeiras

 

Maracatu Estrela de Olinda vai participar do cortejo

A Associação de Maracatus de Olinda (AMO) realiza nesta segunda-feira, às 19h, um cortejo pelas ruas da cidade histórica para celebrar o 15º  Dia do Maracatu. A concentração será a partir das 19h, no Largo do Amparo, seguindo em cortejo até os Quatro Cantos. Participam do desfile Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação De Luanda, Maracatu Tigre, Maracatu Várzea do Capibaribe, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Estrela de Olinda, e outras agremiações convidadas.

A AMO nasceu como coletivo da reunião de oito maracatus da cidade de Olinda há cerca de 27 anos com a missão de preservar, divulgar, criar pontes e fortalecer o trabalho desenvolvido por cada maracatu participante do grupo.

O maracatu de baque virado carrega as tradições dos orixás africanos no Brasil e em Olinda.  A manifestação é reconhecida como patrimônio cultural de Pernambuco. O Dia Estadual do Maracatu é celebrado anualmente em º de agosto.

A rede da AMO é formada pelo Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Badia, Maracatu Nação Tigre, Maracatu Nação Estrela de Olinda.

“Seguindo esse pensamento, nos demos as mãos e fomos à luta para contribuir com a preservação e manutenção dos nossos brinquedos. Iniciamos os trabalhos com a produção do nosso maior encontro dentro de Olinda, A Noite para os Tambores Silenciosos, e Dia do Maracatu”, afirma a AMO, em um comunicado à imprensa. “Este dia foi formulado como resultado do nosso olhar em fortalecer o Dia Estadual do Maracatu”.

“Nos reunimos para agradecer e pedir proteção para nossa jornada. Nessa caminhada conquistamos algumas vitórias. Na AMO tentamos ao máximo congregar o coletivo, sendo na execução das atividades como na parte burocrática para que todos caminhemos lado a lado em prol da cultura do maracatu e do nosso Estado”, afirma a AMO.

Costa Neto - SecultPE-Fundarpe

Costa Neto - SecultPE-Fundarpe

Maracatu Várzea do Capibaribe – Costa Neto – SecultPE-Fundarpe

 

SERVIÇO

Dia do Maracatu – 1º de agosto

Concentração  - A partir das 19h, do Largo do Amparo, seguindo em cortejo até os Quatro Cantos
Atrações:  Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação De Luanda, Maracatu Tigre Maracatu, Vázea Do Cápibaribe, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Estrela de Olinda e agremiações convidadas.

 

Foto Felipe Souto Maior - SecultPE-Fundarpe

Foto Felipe Souto Maior - SecultPE-Fundarpe

Maracatu Nação Camaleão no FIG 2023

< voltar para home