Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

“Maracujá Interrompida”, de Luís Osete, conquista o Prêmio Jabuti 2025

Destaque no Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, iniciativa promovida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), o escritor venceu na categoria Eixo Inovação – Escritor Estreante (Poesia)

Luís Osete

Luís Osete I Foto: divulgação

O livro “Maracujá Interrompida”, de Luís Osete — Grande vencedor e Vencedor do Sertão no VIII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura — acaba de conquistar o Prêmio Jabuti 2025, na categoria Eixo Inovação – Escritor Estreante (Poesia). A obra, publicada pela Cepe Editora, marca a estreia literária do autor e celebra uma nova e potente voz da poesia brasileira.

Natural de Cardeal da Silva (BA), Osete vive entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) desde 2005, cidades banhadas pelo rio São Francisco, território que também inspira suas pesquisas, sua escrita e investigações com crianças. Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e integrante do grupo de pesquisa Kékeré, atualmente, o autor também transita entre o Rio de Janeiro e o Sertão. Desde 2012, atua como jornalista no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Formado em Jornalismo pela Uneb, cursou também Psicologia na Univasf.

Em “Maracujá Interrompida”, Osete reflete poeticamente sobre luto, memória e renascimento. O reconhecimento pelo Prêmio Jabuti consolida a obra como um marco da poesia contemporânea nordestina, reafirmando o vigor criativo das novas vozes da região.

"Maracujá Interrompida" - A obra, publicada pela Cepe Editora, marca a estreia literária do autor e celebra uma nova e potente voz da poesia brasileira.

“Maracujá Interrompida” – A obra, publicada pela Cepe Editora, marca a estreia literária do autor e celebra uma nova e potente voz da poesia brasileira.

O autor já havia sido destaque no Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, iniciativa que surgiu em 2013 a partir de uma demanda da Comissão Setorial de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). Criado como alternativa menos burocrática ao edital do Funcultura, o prêmio tem ampliado o acesso e a diversidade da produção literária no estado. Desde então, 36 livros já foram publicados por meio do projeto.

Na próxima quinta-feira, 30 de outubro, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) recebe o lançamento de três novas obras, reforçando a relevância e o alcance dessa iniciativa que tem revelado talentos como Luís Osete.

< voltar para Literatura