Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Maurício Silva inaugura a mostra “Mais, menos ou quase tudo” na Arte Plural

A exposição, que usa materiais descartados, é a primeira do artista na Arte Plural. Exposição vai de 12 de agosto a 19 de novembro, com entrada franca

Divulgação

Divulgação

A tela integra a série Aller et Retour

O artista pernambucano Maurício Silva promove, nesta terça-feira (11), a abertura da mostra Mais, menos ou quase tudo, na Galeria Arte Plural, a partir das 19h. Com curadoria de Raul Córdula, a exposição, que segue em cartaz até o dia 19 de setembro, é composta de três séries, todas, segundo o pintor e escultor, com um fundo ecológico, já que são compostas por itens descartáveis que receberam tratamento estético. É uma forma de abordar as transformações do cotidiano ao colocar no centro itens descartáveis: ferramentas, bilhetes de metrô e cascas de fruta.

A primeira série, Aller et Retour (“Vai e Volta”, em francês), é composta por pinturas sobre uma retícula feita de colagens dos tickets do metro de Paris que ele conserva consigo de todas as partidas, chegadas, idas e vindas. Segundo Córdula, isso remete ao desperdício desse tipo de material nas estações, mas é uma lembrança que também se mostra generosa “quando ele cobre as colagens com seus belos signos cromáticos”.

Suíte-Pistache também remete ao reaproveitamento – desta vez das cascas do pistache, que foram postas em tela e pintadas. “O que fica do resíduo do pistache é exatamente sua ausência, pois as lindas composições marcadas pelas casquinhas são como que fantasmas, citações ou lembranças do objeto primário”, explica o curador.

Por fim, Instrumentos na Paisagem traz pinturas e esculturas de velhas ferramentas agrícolas. Ao encontrar esses itens em campos na França, Maurício as recolheu e as reintroduziu numa pintura de paisagem sem ponto de fuga. Destas pinturas, surgiram cópias em cerâmica desses instrumentos. “Mudando o lixo de contexto ele se torna arte pelo deslocamento de ambiente e multiplicando-o através das miniaturas ele se transforma em signo”, pondera Córdula.

Serviço
Exposição Mais, menos ou quase tudo
Vernissage: 11 de agosto
Período de visitação ao público: de 12 de agosto a 19 de setembro – terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, das 16h às 20h;
Local: Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife – PE;
Entrada franca. Informações: (81) 3424.4431.

< voltar para Artes Visuais