Moção de aplauso para a Associação das Cirandas de Pernambuco
Postado em: Conselho de Preservação
O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) se congratula com a iniciativa da Associação das Cirandas de Pernambuco, pela realização do evento da entrega dos títulos às Cirandas, no dia 05 de março de 2023, diante o seu reconhecimento enquanto Patrimônio Imaterial do Brasil, inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, no ano de 2021. O pedido de registro da Ciranda do Nordeste na lista de Patrimônio Imaterial do Brasil partiu da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no ano de 2014, contou com apoio da população, e por meio de um abaixo-assinado entregue ao Iphan.
Em Pernambuco há cerca de 40 grupos de Ciranda, nas regiões Agreste, Mata e Litoral, em atividade, contemplando Mestras e Mestres de gerações diversas. O evento foi realizado na sede da associação na Cidade do Carpina, região da Mata Norte do Estado de Pernambuco, promovendo a descentralização da administração nas instituições culturais.
Cirandas do Nordeste, este foi o título, porém, em Pernambuco, entre as Mestras, duas são Patrimônios Vivos de Pernambuco, Lia de Itamaracá e Cristina Andrade. Entre os Mestres, destaque para o saudoso Antônio Baracho, natural da Mata Norte do Estado de Pernambuco, saindo para residir na região Metropolitana, popularizando a Ciranda no litoral, enquanto deixava raízes culturais nas cidades interioranas, se perpetuando até os dias atuais.
O CEPPC parabeniza a Associação das Cirandas de Pernambuco e reafirma apoio às ações de fortalecimento das manifestações e patrimônios culturais, como forma de valorização do segmento, sua popularização e incremento da política de salvaguarda deste ritmo popular e universal que é a Ciranda.
Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco – CEPPC
