Morre Mestre Pirajá, o mais antigo da capoeira em Pernambuco
Postado em: Secretaria de Cultura
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lamenta profundamente a partida de Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o Mestre Pirajá, uma das mais importantes referências da capoeira em Pernambuco, sendo considerado o mais antigo mestre do Recife.
Mestre Pirajá partiu na manhã deste domingo (18). Ao lado de nomes como os mestres Barrão e Espinhela, se tornou um dos grandes responsáveis por trabalhos nacionais e internacionais sobre a capoeira. Em maio de 2022, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, reconhecendo suas contribuições culturais e acadêmicas em cima do desenvolvimento do conhecimento sobre a capoeira.
Pirajá também foi responsável pela criação de um método próprio de ensino da capoeira, batizado de “Capoeira Pernambuco”. Ele deixa um legado ímpar para a disseminação e salvaguarda da cultura popular e ancestral pernambucana.
Aos familiares e amigos, os mais sinceros desejos de conforto e condolências neste momento tão difícil para os entes queridos e para a cultura pernambucana.

