Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Mostra coletiva reúne produção artística contemporânea no MAMAM

Com trabalhos de Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia Medeiros (BA), mostra é resultado do Prêmio Marcantonio Villaça, que encerra sua intinerância no Recife

Divulgação

Divulgação

Entre os destaques está o trabalho da paraense Berna Reale, que é voltado para a videoarte e incide sobre questões de poder a partir da provocação

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, um dos mais tradicionais prêmios de arte do país, chega a sua quinta edição em 2016 circulando pelo Brasil com mostras itinerantes. Depois de ser apresentada em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba, a mostra  chega ao Recife, ocupando o MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), onde está em cartaz até 27 de de novembro.

Sob curadoria de Marcos Lontra, a mostra alinha as obras de Amelia Toledo, artista homenageada, com os cincos artistas selecionados: Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). Selecionados depois de um longo processo de análise e pesquisa, que envolveu, além de quinze curadores, diversos profissionais da área de museologia e de administração cultural, os artistas apresentam obras das mais variadas linguagens, entre vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos que refletem uma poética autoral e contemporânea. De acordo com o curador, as obras sintetizam o vigor e a diversidade da produção artística nacional nos dias de hoje.

Divulgação

Divulgação

Com a obra “Fábula do Olhar”, Virgínia de Medeiros dá voz aos socialmente excluídos

Também nesta montagem, ocorre a segunda edição do Projeto Arte e Indústria, que este ano homenageia a artista Amelia Toledo, apresentando ao público um pequeno conjunto de suas obras. Nascida em São Paulo, em 1926, Amelia Toledo é integrante do grupo de artistas que, convidado por Darcy Ribeiro, implantou as bases da Universidade de Brasília.

Este ano, além dos artistas selecionados por nomes expressivos da curadoria nacional, também foram premiados dois curadores. A mostra Zona de Perigo, composta por 12 artistas, é o resultado do trabalho do curador premiado Divino Sobral, também em cartaz no MAMAM. A mostra apresenta um recorte da produção contemporânea brasileira que problematiza criminalidade, violência, segurança, gerações, trajetórias e linguagens, com obras produzidas entre 1992 e 2014.

 

SERVIÇO

Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Pásticas
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)
Data: de 28 de setembro a 27 de novembro de 2016
Horário: terça a sexta, de 12h a 18h; sábados e domingos, de 13h a 17h
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife (PE)
Entrada gratuita

< voltar para Artes Visuais