Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Mostra de Teatro Digital “Bota Tudo” começa nesta segunda-feira (28)

Grupo recifense fundado há dois anos, o Bote de Teatro promove a 1ª edição da Mostra “Bota Tudo”, que acontece virtualmente nas redes sociais da companhia, nesta segunda-feira (28). As atividades do evento, que contam com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, se concentram em diferentes plataformas multimídias, como Spotify (Bote de Teatro), YouTube (Bote De Teatro) e Instagram (@botedeteatro).

Formado por quatro atores do Recife — Cardo Ferraz, Daniel Barros, Inês Maia e Pedro Toscano —, o grupo pernambucano preparou lançamentos de diversos produtos: 2ª temporada do podcast “Bote-Salva-Vidas”, junto com o relançamento da 1ª temporada; “Doc Salto”; “Coma Stories”.

O lançamento do “Doc Salto” é acompanhado da venda de ingressos para a 2ª temporada de “Salto”, marcada para os dias 3, 4, 10 e 11 de julho deste ano. Com isso, é possível ver o processo de montagem da peça e depois assisti-la.

“A Mostra de Teatro Digital ‘Bota Tudo’ está utilizando diversas ferramentas virtuais e explorando variadas plataformas. Nossa programação conta com conteúdos em áudio, audiovisual e também na linguagem dos stories do Instagram”, destaca o ator Pedro Toscano.

Talvez até mais do que as outras artes, o teatro foi obrigado a se reinventar num curto espaço de tempo durante a pandemia. “O ‘Bota Tudo’ é um grande exemplo de como encontrar formas de mostrar o nosso trabalho de maneira híbrida. É uma experiência interessante de conhecer os caminhos da tecnologia e suas ferramentas”, pontua a atriz Inês Maia.

O Bote de Teatro tem sede no Centro do Recife, no Edf. Texas, casarão do século passado localizado no Pátio de Santa Cruz, bairro da Boa Vista. Confira a programação do Festival Bota Tudo:

“Bote-Salva-Vidas”
O podcast “Bote-Salva-Vidas” é um programa que reúne artistas de Pernambuco convidados pelo próprio grupo recifense para conversas sobre modos de sobrevivência no teatro. Para a 2ª temporada, com incentivo do Edital de Fruição da Lei Aldir Blanc de Pernambuco, o interior do estado é protagonista, trazendo como participantes Durval Cristóvão (Canal Tapacurá), Fábio Pascoal (FETEAG), Caroline Arcoverde (Teatro de Retalhos) e Odília Nunes para compartilhar seus pensamentos e perspectivas em relação ao teatro na atualidade.

Na 1ª temporada, aprovada no Edital #CulturaemRedeSescPE, o grupo recebeu artistas e pesquisadoras, como Anamaria Sobral, Pedro Wagner (Grupo recifense Magiluth), Flavia Pinheiro e Aslan Cabral (Igreja Universsauria), para discutir a temática do fazer artístico e do agrupamento.

“Salto”
Livremente inspirado em “Os Saltimbancos”, numa versão cyberfuturista, quatro personagens partem em busca de uma utopia. Para o filme teatral, o Bote de Teatro convidou a cantora e atriz Una Martins para se juntar ao elenco. O espetáculo também foi contemplado pelo Edital de Fruição da Lei Aldir Blanc de Pernambuco e pelo Prêmio Funarte Festival de Teatro Virtual, sendo uma das cinco selecionadas do Nordeste. A segunda temporada acontece nos dia 3, 4, 10 e 11, e a bilheteria vai ser aberta durante a Mostra “Bota Tudo”.

“Doc Salto”
O documentário é parte do processo de criação do espetáculo “Salto”, veja os trancos e barrancos da montagem de uma peça em meio a uma pandemia global. O “Doc Salto” tem como convidada a performer e dramaturga paulista Carolina Bianchi, que orienta a pesquisa dramatúrgica do espetáculo e partir daí elabora a narrativa com os bastidores da gravação de “Salto”.

“Coma Stories”
É uma apresentação no Instagram da ramificação de sua primeira dramaturgia e do próximo espetáculo, “Coma”. O jogo de exposição e redes sociais é utilizado para contar fragmentos da peça. Após o experimento, “Coma Stories” será publicada completa no perfil do Bote de Teatro. O projeto também tem financiamento do Edital de Fruição da Lei Aldir Blanc de Pernambuco e conta com as participações de Tanit Rodrigues e Carlos Lima no elenco e direção de Luiz Manuel.

< voltar para Lei Aldir Blanc