Mostra feminista movimenta Recife e Olinda durante todo o mês de março
Debates e intervenções da "Mostra que é femi!" acontecem já a partir desta terça-feira (8/3)
Postado em: Artes Visuais | Música
Por Marcus Iglesias
Idealizado com a proposta de aliar a pauta política da luta feminista às práticas culturais e artísticas, será lançado nesta terça-feira, 8 de março, o coletivo Vaca Profana, marcando no Recife o Dia Internacional da Mulher. Durante todo o mês de março, o coletivo promove a Mostra que é Femi!, com uma programação composta por debates, performances, música e artes visuais espalhada em três espaços no Recife e em Olinda: Roda Café, Mundo Novo e A Casa do Cachorro Preto. Tudo gratuito.
O lançamento do coletivo será no Roda Café, Bairro do Recife, a partir das 19h. Além da performance que dá nome ao grupo, a noite terá ainda apresentação da DJ Pri Buhr e intervenção artística de Nathália Queiroz, seguida de uma roda de diálogo com Fernanda Capibaribe, Camila Góes e Stella Zimmerman.
O coletivo surgiu a partir de uma brincadeira de Carnaval feita por Dandara Pagu, que se fantasiou inspirada na música de Caetano Veloso, interpretada por Gal Costa. “A fantasia consiste basicamente numa máscara de vaca e com os seios de fora, numa crítica a questão da liberdade do corpo das mulheres. Com o frisson causado, percebi a importância dessa discussão e comecei a idealizar este grupo. Hoje ele é integrado por mulheres de várias áreas, como jornalistas, designers, artistas plásticas e acadêmicas, entre várias outras vertentes”, explica a produtora cultural. Ainda de acordo com Dandara: “A gente quer estar envolvida nessa discussão de forma mais lúdica. Falando sério, com tom artístico”.
Programação da Mostra que é Femi!
Cada semana deste mês será guiada por um tema, a começar pelo ‘Lugar de mulher é onde ela quiser’, de 8 a 13 de março, com foco na questão do protagonismo feminino. “Já na segunda semana vamos falar de feminismo negro, e na terceira sobre feminismo e transsexualismo. Por fim, na última semana a discussão será em torno da maternidade”, pontua Dandara.
Divulgação

Peças da artista Gio Simoes compõem a mostra ‘Delas’, instalada na Casa do Cachorro Preto a partir de quinta-feira (10)
Um dos destaques da programação da Mostra que é Femi! é a exposição ‘Delas’, que vai ficar instalada na Casa do Cachorro Preto, em Olinda, a partir da próxima quinta-feira (10). A mostra conta com trabalhos de 17 artistas pernambucanas e foi pensada como forma de dar mais visibilidade ao talento dessas mulheres. Dentre as peças, estão pinturas, ilustrações, desenhos, gravuras, esculturas e bordados, que dialogam com o universo feminino e feminista.
Participam desta exposição nomes como Baiá, Bia Melo, Carolê, Carol Merlo, Clara Nogueira, Clarissa Machado, Gio Simões, Ianah, Joana Liberal, Katia Fugita, Luciene Torres, Nathalia Queiroz, Oluyiá França, Simone Mendes, Tainá Tamashiro, Tatiana Móes e Valeria Rey Soto. A visitação poderá ser feita até o dia 27 de março, de quinta a domingo, das 16h às 21h.
De acordo com Dandara, a ideia é que o coletivo Vaca Profana mantenha uma programação de atividades mensais em torno deste assunto. “A gente quer participar, estar envolvida nessa discussão que vai perdurar por muito tempo, e colaborar pra que cada um possa se conscientizar enquanto indivíduo e não apenas se diferenciar apenas pelo gênero”.
Confira a programação da Mostra que é Femi!
8 a 13 de março
Tema: Lugar de mulher é onde ela quiser
Terça-feira (8/03)
Local: Roda Café (Rua Madre de Deus, 66, Recife Antigo)
Lançamento do Coletivo
19h – DJ Pri Buhr
Intervenção Artística em painel Nathália Queiroz
20h – Lançamento do Coletivo Vaca Profana
20h30 – Roda de conversa Mesa com Fernanda Capibaribe, Camila Góes e Stella Zimmerman
Mediação: Vaca Profana
23h – Grande encontro com as mulheres do ato unificado do dia 8 de março – É Pela Vida das Mulheres
Quinta-feira (10/03)
Local: A Casa do Cachorro Preto (Rua 13 de Maio, 99, Olinda)
Abertura da exposição coletiva Delas
19h – Abertura da exposição coletiva Delas
19h – DJ Vaca Profana
20h – Apresentação de Aninha Martins
20h30 – Performance Vaca Profana
Sexta-feira (11/03)
Local: Roda Café
Som da Hora
19h – Apresentação do grupo Casas populares da BR 232
Sábado (12/03)
Local: Catamaran (Praça das Cinco Pontas, Recife)
Odara Ôdesce, com DJ Vaca Profana e Performance
Domingo (13/03)
Local: A Casa do Cachorro Preto
Noite da Bolacha Preta só com mulheres / Encerramento da primeira semana temática
17h – Roda de conversa com Sheila Oliveira (jornalista), Gio Simões (ilustradora), Oluyiá França (ilustradora), Aninha Martins (cantora) e Joana Pires (do coletivo Deixa ela em Paz)
Mediação: Vaca Profana
20h – Noite da Bolacha Preta apenas com artistas mulheres


