Mostra “Hoje somos muitas árvores” reúne obras de artistas e coletivos indígenas do Nordeste
Postado em: Artes Visuais
No próximo sábado (28), entra no ar a exposição virtual “Hoje somos muitas árvores”, na Galeria Virtual do Grupo de Pesquisa “Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/NEPEA/URCA”, disponível no site www.gpeacc.com. Composta por obras de 15 artistas/coletivos indígenas do Nordeste, a mostra é fruto de uma articulação entre projetos de extensão universitária e conta com trabalhos de Aislan Pankararu (PE), Antônio Pankararu (PE), Associação dos Índios Cariris de Poço Dantas – Umari (CE), Bárbara Kariri (CE), Coletivo Tapera Tapuia Tarairiú (RN), Edson Atikum (PE), Gê Viana (MA), Juão Nyn (RN),Juliana Xukuru (PE), Juscelino Tabajara (PB), Lucca Muypurá (MA), Oiti Pataxó (BA), Vitor Tuxá (BA), Yacunã Tuxá (BA) e Ziel Karapotó (AL), sob curadoria de Abiniel João Nascimento.
A inauguração da mostra será realizada pela plataforma Zoom. Para participar, é preciso se inscrever previamente até a próxima sexta-feira (27), no formulário disponível em: forms.gle/ntMADtBwfcGcTz7X7. Informações sobre os procedimentos para inscrições, agendamento de visitas mediadas e ciclo de conversas serão divulgadas no próprio site: www.gpeacc.com. Mais informações: exposicaovirtualdearteindigena@gmail.com.
A exposição surgiu a partir de um projeto de extensão selecionado pelo Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com objetivo de realizar uma exposição virtual coletiva de artistas indígenas do Nordeste. O projeto é coordenado pela professora Renata Wilner, do Departamento de Artes/Centro de Artes e Comunicação e a realização é compartilhada com o projeto de extensão “Modos de Ver”, coordenado pelo professor Fábio Rodrigues, do Departamento de Artes Visuais, e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte (NEPEA) e ao Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA).
A expografia é assinada pelo professor Fábio Rodrigues e pelo estudante bolsista de extensão Caleb Costa. O projeto conta também com a participação das docentes Joana D’Arc de Sousa Lima (Universidade da Lusofonia Afro brasileira – UNILAB) e Rafaella Cavalcante (Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco – SEE-PE) e 17 estudantes de várias universidades (UFPE, URCA, UPE, UNICAP). Além disso, foram convidadas pessoas indígenas para os papéis-chave de curadoria, curadoria educativa e design.
