Museu de Arte Afro Brasil Rolando Toro reabre ao público
Postado em: Serviço Cultural
O Museu de Arte Afro Brasil Rolando Toro (Muafro Recife) reabre nesta quinta-feira (19), com vernissage, a partir das 19h, apresentando as exposições “Um homem com calos nas mãos não precisa de identidade”, do escultor de máscaras africanas Otávio Bahia; e “Eu sou um Brasil que o Brasil não conhece”, sobre memórias fotográficas de Nathalia Martins, em um workshop orgânico realizado pelo músico Naná Vasconcelos em 2015, na sede da instituição museológica. O evento conta com o apoio da Secult-PE/Fundarpe.
Todas as salas do Muafro serão ocupadas com arte. O 1º andar terá uma instalação em vídeo mostrando a trajetória do museu e do seu fundador, o antropólogo e colecionador Rolando Toro. Outro destaque da programação será um flash day tattoo, com Maria Magdala especialista em tatuagens na pele negra.
ARTISTA - Otávio Bahia nasceu em 1943, no município de Alagoinhas (BA), e suas peças podem ser encontradas em países como EUA, Chile, Japão e Itália. O artista afro-baiano traz para a sua criação, a influência paterna africana, caracterizada numa arte expressiva, com autoria e que eterniza sua ancestralidade, com diversidade de significados e componentes libertários.
A abertura contará ainda com o som do Mestre Leandro e os Batuqueiros, apresentação do Afoxé Oxum Pandá e comidas de Rose Rodrigues. O museu fica na Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo/PE. A entrada é gratuita.
