Museu do Barro recebe exposição em homenagem à arte figurativa do Alto do Moura
Mostra terá abertura na próxima sexta-feira (14), às 14h, e foi criada em comemoração aos 106 anos do Mestre Vitalino
Postado em: Artes Visuais

Mostra conta vários desenhos e pinturas desenvolvidos pelos alunos de uma escola estadual de Caruaru
Em comemoração aos 106 anos do Mestre Vitalino e da Arte Figurativa do Alto do Moura, o Museu do Barro de Caruaru abre as portas nesta sexta-feira (14), às 14h, com uma nova exposição. A mostra conta vários desenhos e pinturas, leituras e releituras das obras dos Mestres Vitalino, Manuel Eudócio e Zé Caboclo, desenvolvidos pelos alunos da referida escola sob a orientação do Professor Oswaldo Pereira.
A exposição é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Secretaria de Educação de Caruaru e a Escola Municipal de Tempo Integral Prof. Rubens de Lima Barros, e estará aberta ao público até o dia 19 de setembro deste ano.
A arte figurativa no Alto do Moura em Caruaru, marca um período rico da produção artística em esculturas de barro no Agreste de Pernambuco. A determinação do Mestre Vitalino em realizar a partir dos seis anos uma produção que retrata figuras humanas, animais, e cenas do cotidiano, foi um divisor de águas na produção de Caruaru, sendo disseminada em toda região.
De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, a parceria da Escola com o Museu do Barro de Caruaru cumpre uma função fundamental do uso desse equipamento. “É um momento de estreitamento das relações entre a comunidade escolar com o MUBAC, despertando nos estudantes o reconhecimento da importância dos mestres artesãos na identidade cultural do Agreste de Pernambuco”, avalia Márcia Souto.
Para Oswaldo Pereira, curador da exposição, será uma boa oportunidade da população, principalmente dos jovens, conhecerem mais sobre este trabalho. “Comemorar simbolicamente a arte figurativa, realizando uma exposição de desenhos e pinturas dos estudantes da Escola Municipal Rubem de Lima Barros, com as releituras das obras de alguns mestres do Alto do Moura, é de extrema relevância para a compreensão do valor cultural dessa produção”, explica.
Serviço
106 anos do Mestre Vitalino e da arte figurativa do Alto do Moura
Museu do Barro de Caruaru (MUBAC)
Abertura: Sexta-feira (14) | 14h
Terça a sábado, das 9h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Mais informações: (81) 3727 7839

