Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Na Torre Malakoff, Ana Araújo lança catálogo da exposição A Festa do Fogo

Mostra tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, Secult-PE e do Governo de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

Catálogo da exposição A Festa do Fogo: Retrato de um Forró no Meu Sertão, da fotojornalista e artista visual Ana Araújo

Mesmo findada a temporada dos festejos juninos, o espírito das celebrações continua vivo na exposição A Festa do Fogo: Retrato de um Forró no Meu Sertão, da fotojornalista e artista visual Ana Araújo. A exposição, que está encantando centenas de visitantes na Sala Alcir Lacerda, do Observatório Cultural Torre Malakoff, no Bairro do Recife, ganha um reforço especial nesta quinta-feira (4). Das 19h às 21h é realizado o lançamento e a distribuição gratuita do catálogo da exposição, um evento aberto ao público que promete uma noite repleta de cultura.

A Festa do Fogo reúne 43 fotografias inéditas, capturadas por Ana Araújo durante as noites juninas de Tacaratu (PE), de 2005 a 2019. As imagens oferecem um olhar íntimo e autêntico da fotógrafa, que cresceu em Tacaratu e continua a retornar à terra natal para capturar a essência dos festejos juninos. Entre os destaques da exposição está uma fotografia que homenageia sua mãe, Dolores (in memoriam), acendendo a fogueira de casa.

Além disso, a exposição conta com uma homenagem ao cantor Josildo Sá, amigo de infância de Ana, que esteve presente na abertura do evento acompanhado do trio pé de serra Xinelo Rasgado. A exposição não é apenas uma coleção de fotografias, mas uma narrativa visual que exalta a memória e a tradição do forró, recentemente reconhecido como patrimônio cultural e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

No evento de lançamento do catálogo, e durante todo período de visitação, são oferecidos recursos de acessibilidade para garantir que todos possam desfrutar da exposição. Pessoas com deficiência visual podem utilizar a audiodescrição por meio de QR codes e há mediadores e intérpretes de libras para deficientes auditivos.

Realizada com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e do Governo de Pernambuco, a exposição conta com os seguintes profissionais na equipe: Ana Araújo (concepção, fotografias, curadoria de arte, textos e edição), Maria do Carmo Nino (curadoria de arte e texto), Bianca Pimentel (produção executiva), Séphora Silva – Arquicênicas (design expográfico), Tácio Ferraz (design e produção gráfica), Domingos Luna – Estúdio 81 (impressão fotográfica fine arts e molduras), Robson Lemos – Superimagem (tratamento de imagens), Lúcia Padilha – Lupa Cultural (coordenação do projeto educativo), Ana Júlia Rodrigues e Júlia Pereira (mediadoras e intérpretes de libras), Liliana Tavares, Michelle Alheiros e Silvia Albuquerque – Com Acessibilidade Comunicacional (audiodescrição), Sarah Bailey (tradução português – inglês), Tatiana Portela (revisão de textos), Lula Portela – Verbo (assessoria de imprensa), Fernando Souza e Cláudio Dantas – 7System (signfix), RF Montagens (montagem), Marcílio Lisboa e Rômulo Francisco (pintura) e Gráfica Facform (impressão).

A exposição A Festa do Fogo fica com acesso gratuito ao público, na Torre Malakoff, até o dia 1º de setembro, nos seguintes dias e horários: terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e domingo, das 14h às 18h. Trata-se de uma oportunidade imperdível para mergulhar na rica cultura popular do semiárido pernambucano e celebrar a tradição do forró através das lentes de uma das fotojornalistas mais premiadas do Brasil.

Serviço:

Lançamento e distribuição gratuita do catálogo com fotos da exposição A Festa do Fogo: Retrato de um Forró no Meu Sertão - quinta-feira (4), das 19h às 21h, no Observatório Cultural Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife, Recife-PE)

< voltar para Artes Visuais