Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Nádia Maia se apresenta em Londres neste fim de semana

por Leonardo Vila Nova

Reza uma antiga lenda que “forró” é corruptela de “for all” – que quer dizer “para todos”. A dúvida secular a respeito da origem do nome não tira o brilho e a graça do ritmo nordestino que tem, sim, o poder de agregar qualquer pessoa disposta a “arrastar o pé” no salão. E a cantora Nádia Maia prova isso, levando forró do bom para terras britânicas, neste fim de semana. Ela se apresentará, entre os dias 6 e 8, no festival Forró London – uma de uma série de edições que leva o ritmo a várias cidades da Europa. Vai ser forró pra inglês ver e dançar.

Marcelo Soares/Secult-PE

Marcelo Soares/Secult-PE

Nádia levará para a Inglaterra repertório próprio, além de clássicos de Gonzagão

Não é a primeira vez que Nádia se apresenta fora do país. Sua música já foi apreciada em palcos de Portugal, França e Coreia do Sul. “O melhor de se apresentar fora do país é poder levar a nossa cultura pernambucana, a beleza da nossa música para lugares tão distantes. Dá um orgulho danado!”, conta Nádia. E, além disso, ela acrescenta que é interessante ver a reação do público estrangeiro com relação aos artistas brasileiros. “Durante os shows, eles ficam com o olhar vidrado na gente, curiosos com as roupas que a gente usa, com meu timbre de voz, com a música, com o jeito de cantar. Mas dançar, eles não conseguem muito bem, não (risos)”, completa.

E, agora, uma nova experiência leva Nádia para outras paragens. O festival Forró London reunirá, em palco, artistas de vários lugares do Brasil, como Lucy Alves (PB), Del Feliz (BA), Marquinhos Café (caruaruense que reside em Salvador/BA), Amorosa (AL). Nos quatro dias de festival, uma banda irá acompanhar todos os artistas, que convidarão uns aos outros para subirem ao palco em seus shows. Nádia protagoniza o show desta sexta (6) e também se apresenta dia 10, em Oxford, numa programação paralela/complementar ao Forró London. O repertório do show trará músicas de Luiz Gonzaga, do seu repertório, com músicas de autores como Vanildo de Pombos e Aciolly Neto.

Apesar de já conhecer palcos estrangeiros, Nádia confessa a ansiedade por essa apresentação na Inglaterra. “Poxa, uma alegria danada! É o país do Beatles! Imagina tomar café com Paul McCartney? (risos). Com certeza, vamos fazer um show muito bonito, com toda a energia que a gente sempre leva pra qualquer lugar que a gente vai! Quem nasce com música no sangue, tá preparada pra qualquer desafio. Mesmo que seja um público que não está acostumado a ouvir nossa música, que não entenda nossa língua, mas, com certeza, vai sentir a qualidade do que a gente está levando pra eles”, afiança.

< voltar para Música