Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

No Dia do artesão, onde encontrar o artesanato de Pernambuco?

Criada para reverenciar o artesanato e os artesãos, além de marcar o movimento e valorizar o setor, o Dia 19 de março é o Dia do Artesão. É também uma data para reforçar a importância e a representatividade do artesanato dentro da tradição, cultura e identidade social.

Em Pernambuco, o artesanato é um objeto carregado de simbolismo, de identidade, de valores, de histórias e de memórias, é também um objeto que gera renda através de relações comerciais para milhões de pessoas no Brasil. No Estado, dois locais são referências para os artesãos: a Casa de Cultura e o Centro de Artesanato de Pernambuco.

Segundo levantamento da Revista Capital, são mais de 80 mil artesãos em todo o país. Em 2024, o setor chegou a movimentar 40 milhões nos 11 dias da Feira Nacional dos Negócios de Artesanato de Negócios de Artesanato, a FENEARTE.

De acordo com a Agência De Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, são mais de 15.500 artesãos pernambucanos com a Carteira Nacional do(a) Artesão(ã). Eles estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) pelo PAPE – Programa do Artesanato de Pernambuco, que é executado pela Adepe.

A caruaruense Cleonice Otília, 67 anos, conhecida como Mestra Nicinha, é artesã, ceramista e poeta. Há mais de cinco décadas, ela se dedica a essa arte, ela lidera a Associação de Mulheres Artesãs “Flor do Barro”. “Eu comecei era muito pequena, vendi meu primeiro boneco eu tinha 7 anos de idade, mas antes eu já fazia os meus brinquedos”, lembra a mestra.

“O artesanato pra mim representa o ar que eu respiro, a natureza que eu cuido, é o coração que bate dentro do meu peito”, disse Nicinha. Toda a riqueza cultural pernambucana está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas.

Seja no barro, na madeira, nas fibras e palhas ou no couro, o fazer artesanal é um dos grandes patrimônios do povo pernambucano. Inclusive, são 21 mestres e mestras que são reconhecidos Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco.

Na Casa da Cultura, Em alusão à data, haverá nesta quarta (19), das 14h às 17h, uma programação dedicada aos artistas que residem no equipamento cultural. O evento é gratuito e contará com produção artesanal e bate-papo.

Carlos Alberto Alves da Conceição, 44 anos, trabalha a 18 anos na Casa da Cultura e se sente em casa no espaço. “A casa da cultura é um lar um reduto de todas as artes e artistas de Pernambuco e podemos dizer até do Brasil.  É de suma importância em minha vida, dela tiro o sustento de minha família, assim como é um excelente ateliê e espaço para exposição das peças.”, disse

O artesão começou na área em 2010, mas desde muito novo já se interessava por arte. “Desde criança eu gostava de desenhar e pintar, quando adolescente me destacava nas aulas de artes. Já adulto passei a me aprimorar, pegando dicas com amigos artistas, como Izac Vieira(pintor), Severino Borges (xilogravura), Claudionor(entalhador), entre outros. Aplicando esses conhecimentos, passei a fazer bonecas de cabaça e em seguida talhas em madeira de lei, barcas para restaurantes japonês, mesa para jogos de dominó e baralho.”, afirmou.

Para Lila Schnaider, gestora da Casa da Cultura, a efeméride é mais um incentivo para que os pernambucanos e recifenses visitem o equipamento, apreciem as atrações e enxerguem o equipamento como um espaço de referência para a divulgação e perpetuação das habilidades artísticas do Estado.

“O “Dia do Artesão” é uma ótima oportunidade para celebrar a riqueza do artesanato local, além de valorizar os mestres e mestras que preservam tradições, saberes e técnicas manuais. A Casa da Cultura sempre será esse espaço artista possa apresentar ao público a sua história e a sua arte”, destaca Lila.

A Casa da Cultura e o Centro de Artesanato de Pernambuco são equipamentos geridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco – Secult-PE e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. A programação cultural do espaço pode ser conferida nos perfis do Instagram @casadaculturadepernambuco, @centrodeartesanatodepe e @culturape.

 

< voltar para Espaços culturais