Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Noite dançante com Baile do Simonal e do pop de Tiago Iorc

 

 

O 31º Festival de Inverno de Garanhuns chega ao seu sexto dia intensificando o ritmo de sua programação. Por todos os cantos da cidade as ações se espalham atraindo um público cada vez maior. A cultura reina na cidade serrana do Agreste! A quarta-feira (26) marca a estreia nesta edição do Palco Instrumental, no Parque Ruber Van der Linden. As apresentações ocorrem até domingo, a partir das 17h. O Palco Estação, que este ano recebe o Som na Rural, com apresentação de Roger de Renor, liga de volta seus amplificadores, nos intervalos dos shows do Palco Mestre Dominguinhos. Na terça-feira, a aguardada abertura do Palco Zé da Macuca, que leva o nome de um dos homenageados do FIG 2023, confirmou a expectativa dos fãs da música autoral pernambucana contemporânea, lotando todo o espaço.

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com investimento de R$ 11,6 milhões, o FIG 2023 reforçou a valorização do artista pernambucano, que compõe os 20 polos do festival, que prossegue até o próximo dia 31. São 398 atrações culturais. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados.

No Palco Mestre Dominguinhos, a noite desta quarta-feira é de muito suingue com o Baile do Simonal. Pode se preparar porque Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá vai levar todo mundo a dançar.

O embalo começa logo cedo, às 20h, com a voz poderosa de Mirelly Araújo e a malemolência e versatilidade da ex-The Voice Erica Natuza. Uma das atrações mais aguardadas pelo público vem em seguida:  o cantor brasiliense Tiago Iorc traz o show da turnê Daramô, que marcou sua volta aos palcos depois de um tempo recluso, por decisão própria e que se prolongou depois com a pandemia da Covid-19.

Foram três anos sem se apresentar para o público brasileiro.  Agora, Tiago Iorc voltou super motivado. A agenda do artista está bastante concorrida. Atualmente faz um giro pelas capitais do Nordeste e vem de uma apresentação no Recife e em Maceió, no último fim de semana.

Daramô é o sexto disco de Iorc. Entre as canções preferidas deste álbum está Tudo o que a fé pode tocar e Saudade boa, que estão no repertório do show, ao lado de sucessos como Amei te ver, Coisa linda e Tangerina, em parceria com a pernambucana Duda Beat, além da sua versão para Ciumeira, de Marília Mendonça.

O Palco Estação, o brega escrachado da banda Faringes da Paixão anima a galera nos intervalos dos shows do Palco Mestre Dominguinhos.

No primeiro dia, o Palco Zé da Macuca trouxe de volta Mestre Ambrósio, que fez parte da cena do manguebeat, assim como Etnia, que participou do show Cena Peixinhos com Carranza e Capim Santo, o frevo do Maestro Spok e do Macuca, Frevo e Forró e a sergipana Héloa, que também mistura tradição e pop. Nesta quarta-feira, é dia de forrozar com os veteranos Joquinha Gonzaga, Assisão e Mourinha do Forró, curtir a vertente mais contemporânea da Cascabulho e do Em Canto e Poesia. O forró também está presente no novo Palco Regionalidades, onde se apresenta a Banda Vinil Gonzagueira e também Marcelo Rosite. O Palco Pernambuco Lo-Fi está bem eclético, recebendo, a partir das 18h, Caboclo Mestiço, Jáder e Coletivo Camaleoa.

De todas as atrações deste ano do Palco Instrumental, apenas o violeiro, compositor, professor de música, pesquisador e produtor fonográfico e cultural paulista Ricardo Vignini vem de fora do Estado. Fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, Ricardo se apresenta no dia de estreia, logo após o Fabio Aladdin Trio. A noite de quarta-feira se encerra com o Escurinho e o Quinteto da Paraíba.

< voltar para Festival de Inverno