Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Nota de esclarecimento: Devido à alta demanda, Secult/PE altera cronograma da LPG

LPG

Com mais de 9 mil projetos habilitados para análise de mérito, dos quase 13 mil inscritos na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) – uma das primeiras a lançar os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no País – anuncia alteração no cronograma dos 12 editais da LPG. O prazo do resultado provisório da análise de propostas será no próximo dia 28 de novembro. A data anterior seria dia 6 de novembro.

A Secretaria de Cultura destaca que as mudanças no cronograma são necessárias para atender a alta demanda e realizar uma avaliação criteriosa do mérito de todos habilitados, além do ranqueamento das propostas, devido as políticas afirmativas. Para dar maior agilidade no processo de análise, classificação e emissão de parecer técnico, a Secult-PE também iniciou, no último dia 1º de novembro, a fase de recursos para a segunda entrada do Edital de Pareceristas. A Secult reforça que as alterações no calendário não trazem prejuízos para os fazedores de cultura do Estado.

A Secult-PE aproveita para fazer um apelo aos gestores municipais que agilizem o lançamento dos editais da Lei, condição obrigatória para que o dinheiro possa ser de fato aplicado nos projetos culturais de cada cidade. Segundo levantamento da Secretaria de Cultura, 143 municípios não abriram ainda os editais da Lei Paulo Gustavo e apenas 40 já realizaram o lançamento.

LEI PAULO GUSTAVO PERNAMBUCO

O Estado recebeu um total de 12.799 projetos inscritos na plataforma Mapa Cultural de Per-nambuco.

Assim ficou a distribuição das inscrições por edital: Ações Criativas – 2.998; Salva-guarda das Culturas Populares, Povos e Comunidades Tradicionais – 1.690; Premiação para Técnicos e Técnicas da Cultura e das Artes – 1.492; Festivais, Mostras e Celebrações – 653; Desenvolve + Cultura – 542; Museu e Memória Social – 72; Fomento de Expressões Periféricas – 620; Fomento de Formação e Direitos Humanos – 1.129; Ações Criativas para o Audiovisual – 3.072; Salas de Cinema – 44; Desenvolvimento à Cadeia Produtiva do Audiovisual – 412; e Li-cenciamento para Produções Audiovisuais Pernambucanas – 76.

Ao todo, serão executados R$ 101 milhões pelo Governo de Pernambuco na cultura do esta-do via LPG, contemplando todas as linguagens artísticas, de forma descentralizada, inclusiva e plural. Equipamentos públicos como o Cinema São Luiz e o Theatro Cinema Guarany também receberão recursos para melhorias e reformas, totalizando mais de R$ 4 milhões.

< voltar para Lei Paulo Gustavo