Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Nota de pesar – Dona Dida

Card-Pesar_DonaDida (1)
É com profundo pesar que a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento, aos 73 anos, de Eurides Monteiro dos Santos, mais conhecida como Dona Dida, cantadeira e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, ocorrido nesta última quarta-feira, 24 de junho, aos 73 anos, por causas naturais.

Dona Dida (Eurides Monteiro dos Santos, no batismo), dedicou sua vida à preservação e transmissão dos saberes ancestrais do povo Pankararu, sendo uma das vozes mais importantes da música e da oralidade indígena no Brasil.

Dona Dida parte deixando um imenso legado de resistência, identidade e poesia. Seu canto permanece vivo na memória e no coração de todos que tiveram o privilégio de ouvi-la.

A cantadeira dedicou sua vida à preservação dos saberes ancestrais e à transmissão da oralidade e da música tradicional do seu povo. Sua voz e presença eram marcantes nas rodas de coco e nos rituais sagrados, onde ela atuava como uma ponte entre gerações, mantendo viva a identidade cultural dos Pankararu.

O velório será realizado no Território Indígena Pankararu, no Sertão do Estado, onde ela viveu e cultivou, com sabedoria e generosidade, o legado cultural de seu povo.

< voltar para Home